Detran intensifica combate à embriaguez no trânsito dentro da Operação Festas Seguras
Até o próximo dia 09 de janeiro as equipes estarão nos acessos aos balneários mais procurados no Pará
A Operação Lei Seca, executada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), é intensificada durante a Operação Festas Seguras 2022, deslanchada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Até o próximo dia 09 de janeiro, os balneários mais procurados no Pará contam com equipes prontas para retirar das vias condutores flagrados sob o efeito de bebida alcoólica.
Agentes estão atentos para evitar acidentes provocados por condutores embriagadosEm Salinópolis, no nordeste paraense, as ações se concentram na Rodovia PA-444, via de acesso às praias do Atalaia e Farol Velho, e são realizadas em turnos alternados, no final da tarde e à noite. Os condutores que passam pela barreira são submetidos ao teste do etilômetro.
No início da noite de sexta-feira (30), três condutores já haviam sido autuados por crime de trânsito relacionado à embriaguez.
Ocorrências - Na semana do Natal, de 22 a 26 de dezembro, foram flagradas oito infrações e oito crimes de trânsito em Salinópolis, número inferior ao do mesmo período do ano passado, quando os agentes de segurança registraram 36 infrações e 12 crimes.
A combinação de álcool e direção está entre as principais causas de acidentes com mortes no Brasil. De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a alcoolemia incorre em multa de R$ 2.934,70, recolhimento do veículo e perda do direito de dirigir.
Texto: Leandro Oliveira - Asdecom/Detran