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SEGURANÇA PÚBLICA

Em 2022, Segup agilizou atendimento de ocorrências com implantação de novas centrais no interior do estado

Por Roberta Meireles (SEGUP)
30/12/2022 17h25

Para garantir a expansão do atendimento de ocorrências em todas as regiões, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, implantou seis novas Centrais de Atendimento e Despacho de Ocorrências (CAD) que recebe os chamados por meio do 190 e 193, nos municipios de Barcarena, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção, Itaituba e Parauapebas. 

A descentralização do atendimento visa garantir com que os municípios do interior do Estado tenham agilidade no atendimento como é realizado na Região Metropolitana de Belém. Além disso, a implantação da central promove mais eficiência no atendimento aos chamados de urgência e emergência e nos atos delituosos, com atendimento 24 horas, destacou Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará. 

"Nós expandimos a implantação das Centrais para que o atendimento por meio 190 e 193, que chegam ao CAD, de onde a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, além das outras forças são acionadas, para que toda a população do interior do Estado também tenha acesso a um atendimento mais rápido, diminuindo o tempo de resposta. Lembrando que antes, qualquer ligação direcionada ao 190 caía em Belém ou em cidades polos como Santarém e Marabá, e agora a chamada já é recebida no próprio município, com o diferencial de ser atendida por policiais e servidores que conhecem a realidade local e aí sim podem despachar aquele atendimento pra uma viatura mais próxima tendo conhecimento de causa. Então essa expansão foi fundamental para que a gente pudesse interiorizar nossas ações e assim estar presente em cada ponto do estado", afirmou Ualame Machado. 

Com a modernização do atendimento, por meio da Central de Atendimento e Despacho, o usuário que estiver em um município onde existe uma Central implantada, ao realizar um chamado pelos telefones 190 ou 193, será atendido pelo efetivo local, para que assim, possam registrar as chamadas de urgência e emergência e acionar as viaturas mais próximas, sejam da Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros para o atendimento imediato da ocorrência. 

Aquisição e modernização da infraestrutura

Para qualificar e equipar as centrais, em 2022 foram adquiridos 1.018 microcomputadores, 20 Notebooks, 200 Nobreaks; além do recebimento de doação de 228 microcomputadores pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com a finalidade de modernizar o parque tecnológico das Centrais de Atendimento e Despacho - CAD, uma vez que cada computador conta com 2 monitores a fim de que a execução de tarefas seja mais rápida, otimizando tempo para a realização de trabalhos que exigem uma melhor visualização das inúmeras ferramentas que os programas e aplicativos disponibilizam.