Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran auxilia na regularização de veículos em postos de fiscalização

Movimentação de veículos é intensa em direção a Salinópolis, para as festas de fim de ano

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
29/12/2022 15h40

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensificou a fiscalização de veículos nos postos localizados em Santa Bárbara e Salinópolis. As equipes estão de plantão para atender motoristas que chegam para passar as festas de fim de ano e que estão com alguma irregularidade no veículo.

Em Salinópolis, o movimento é intenso no posto de fiscalização do órgão, na PA 124. Desde as primeiras horas da manhã, dezenas de condutores estão procurando o atendimento, a maioria deles por licenciamento em atraso e/ou multas pendentes de pagamento.

O coordenador de registro de veículos do Detran, Enrique Barbosa, explica que o usuário pode procurar os serviços até o dia 03 de janeiro, tanto para emissão de boleto quanto para pagamento. "Montamos essa estrutura novamente para atender o usuário que ainda não regularizou o seu veículo, para que as pessoas possam ser atendidas de imediato e seguirem  viagem tranquilamente. Vale ressaltar que o condutor terá todos os serviços disponíveis, e que o pagamento do licenciamento pode ser parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes", detalha.

Os veículos com licenciamento atrasado são identificamos pela Central de Controle de Operações Viárias - Sentinela, e parados pelos agentes de fiscalização, que constatam a irregularidade e encaminham o condutor para a equipe de veículos. Do último dia 20 até esta quinta-feira (29), o Detran abordou 211 veículos na entrada de Salinópolis identificados pelo Sentinela. Destes, 115 foram regularizados e 9 removidos ao parque de retenção do Detran no município.

Barbosa explica que é importante o condutor ficar atento à documentação do veículo e verificar se há multas pendentes do Detran e de outros órgãos, como o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Foi o caso de um servidor aposentado que estava com o licenciamento em dia, porém com o documento indisponível por causa de multas pendentes na base do Dnit.

"Eu não sabia que tinha essa pendência, mas depois da orientação do Detran pude resolver tudo na hora e seguir viagem com a minha família", comentou. Entre os serviços disponibilizados pelo órgão, estão a vistoria e o primeiro emplacamento. A farmacêutica Daniele Melo, mora em Marabá e chegou a Salinópolis para passar o réveillon com a família. O carro zero comprado na véspera da viagem e ainda sem placa foi parado na fiscalização do Detran. Lá, Daniele foi adevrtida da infração e orientada a realizar o emplacamento para poder seguir viagem. "Os agentes perceberam que fomos mau orientados pela concessionária e aqui mesmo tivemos o serviço de vistoria do carro e fomos encaminhados para colocar a placa. Fomos acolhidos pelo Detran e ficamos muito felizes com o atendimento", afirmou Daniele.

Movimentação 

Os agentes de fiscalização de trânsito já registram um intenso movimento de veículos na PA 124, via de entrada para o município de Salinópolis, o balneário mais procurado do Estado nesta época do ano. A tendência é que este movimento cresça nos próximos dias.

Os condutores devem estar atentos ao pegarem a estrada, pois a alcoolemia, o excesso de velocidade e a exigência dos documentos do condutor e do veículo são alvos da fiscalização do Detran. A alcoolemia é um dos fatores de risco que mais causa sinistros de trânsito neste período e a operação Lei Seca do órgão é uma das principais ações deste período.

EDUCAÇÃO 

Na região do Baixo Amazonas, equipes de educação estão em Santarém e Oriximiná com ações de conscientização nas vias. Na última quarta-feira (28), cerca de 400 pessoas foram abordadas e receberam orientações sobre comportamento seguro no trânsito na orla de Santarém.

Equipes de educação também se revezam em atividades de educação no trânsito no desvio localizado na BR-316, com ações de orientação aos condutores sobre o tráfego na área e os cuidados ao pegar a estrada neste período.

Texto: Leidemar Oliveira e Leandro Oliveira (Asdecom/Detran)