Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRESERVAÇÃO

Lançamento de guia de educação ambiental reúne gestores e profissionais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/06/2018 00h00

Gestores, profissionais da área ambiental e representantes de municípios participaram do lançamento do Guia Orientativo, A Educação Ambiental na Gestão Municipal de Meio Ambiente, nesta quarta-feira (06), na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. O Guia, produzido pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Semas, é direcionado às secretarias municipais de Meio Ambiente, para o fortalecimento da gestão e o envolvimento do poder público e das comunidades locais na conservação dos recursos naturais.

A programação em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de Junho, continua na quinta-feira (7) com palestra e lançamento da cartilha ambiental Uma Escola na Floresta, na Associação Cultura do Marex, em Belém, às 8 h. A Semana do Meio Ambiente será encerrada com a caminhada sustentável Descoberta de Novos Caminhos, no sábado (09), no Parque Estadual do Utinga, a partir das 06 h. Mil pessoas estão inscritas para participar da atividade física.

Representantes da Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins (Amat), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) participaram do evento.

O titular da Semas, Thales Belo, ressaltou a importância para o Estado da gestão em parceria com os municípios. “O Guia dá um balizamento de gestão integrada. Atualmente, dos 144 municípios do Pará, 119 estão fazendo a gestão ambiental municipal”, informou o secretário.

A coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Sineide Vasconcelos, enfatizou o esforço e a dedicação dos técnicos para a produção do Guia, e como utilizar esse instrumento educativo para potencializar os impactos positivos e reduzir os negativos, que afetam o meio ambiente e a vida das populações. Ela destacou que “o Guia versa sobre programas e projetos passíveis de serem implantados nos municípios”.

Integração - Edilson Sabino, secretário de Meio Ambiente do município de Peixe-Boi, Região de Integração Rio Caeté, afirmou que o objetivo é implantar uma política de educação ambiental que seja positiva à região. “Já estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Educação municipal, num trabalho integrado. Agora, essas orientações vão nortear nossas ações no município”, disse o gestor.

A professora Graça Silva, da Uepa, integrante da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), ressaltou que o lançamento desse produto educativo é útil às administrações municipais. “Nossa comissão trabalha sempre em parceria com outros órgãos das áreas da Educação e do Meio Ambiente, e isso inclui as instituições municipais”, explicou.

Segundo a pedagoga Daniela Silva, técnica em Gestão Pública lotada na Ceam, e participante da produção do Guia, frisou que “a gestão dos municípios é desafiadora. É preciso identificar as necessidades locais, para atendê-las. Isso é feito com diálogo com os gestores e a sociedade”.

O agrônomo Cristiano Rocha, da Coordenadoria de Ordenamento e Descentralização da Gestão Ambiental, também participou da publicação assinando o texto sobre fiscalização e educação ambiental. O técnico definiu o trabalho de fiscalização como de coerção e sanções punitivas, com equipe acompanhada de policiais armados. “A educação ambiental pode trabalhar usando o poder da palavra para dissuadir o infrator”, completou.

Programação

Dia 7/06quinta-feira, às 8 h, na Associação Cultural do Marex. Evento: Palestra ambiental, quiz ecológico e lançamento da Cartilha “Uma Escola na Floresta”.

Dia 8/06 – sexta-feira, às 8 h, na Associação Cultural do Marex. Evento: Palestra ambiental, quiz ecológico, apresentação e distribuição da Cartilha “Uma Escola na Floresta”.

Dia 09/06 – sábado, às 06 h, no Parque Estadual do Utinga.

Evento: Caminhada Sustentável com apresentação e

interação dos personagens ambientais (Asflora).

Às 7 - Feira do Agricultor – Projeto Agrovárzea.

Às 8 h - Tendas de Exposição e Atividades:

Semas: Atividades de Educação Ambiental (pintura ecológica,

jogos ambientais e distribuição de material educativo).

Detran: Atividades de educação no trânsito.

Batalhão da Polícia Ambiental: Exposição ambiental - lançamento do Projeto Semeando a Educação Ambiental.