Área da saúde da Região dos Caetés foi marcada por avanços e conquistas em 2022
Em junho o Governo do Pará entregou a Policlínica Francisco de Freitas Filho, ampliando os serviços já ofertados à população da Região de Saúde Rio Caetés
O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) “Dr. Jorge Neto da Costa”, em Capanema, no nordeste paraense, vem mantendo a qualidade na prestação de serviços e atendimento seguro e humanizado. A unidade, que pertence ao Governo do Pará e é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), de janeiro a novembro deste ano, efetivou 241.108 atendimentos relevantes que culminaram em mais de 98% do índice de satisfação dos usuários.
Ao todo foram realizados 25.718 atendimentos ambulatoriais, 3.798 internações, 4.041 cirurgias, 192.652 exames gerais, 5.087 de Urgência/Emergência, 599 atendimentos transfusionais, 4.676 do serviço social, 227 em fonoaudiologia, 2.472 sessões de fisioterapia e 1.838 sessões de hemodiálise.
A usuária da hemodiálise Josefa Alves Pereira conta que foi uma das beneficiadas com o novo serviço de diálise.A usuária Josefa Alves Pereira, 73 anos, moradora do município de Salinópolis, foi uma das beneficiadas com o serviço de hemodiálise. Ela, que já fazia sessões no município de Castanhal, foi transferida para Capanema e ficou mais perto da família e dos amigos. “Antes tínhamos que acordar mais cedo para o deslocamento para o outro município e também chegava mais tarde em casa quando retornava das sessões. Agora, na cidade, melhorou muito. O atendimento é muito bom, pois os médicos e enfermeiros são muito atenciosos”, conta
Em 2022, a gestão foi marcada por investimentos para melhoria constante da assistência com o apoio da Sespa e Governo do Estado, quando mais ações e serviços foram implementados e foram realizadas importantes entregas.
Em fevereiro, o Governo do Estado entregou 20 novos leitos no (HRPC). Somados aos 51 que já existiam na unidade, a unidade totalizou 71 leitos, em funcionamento. A iniciativa de ampliação do número de leitos teve o intuito de prestar assistência de média e alta complexidade aos usuários da Clínica Médica adulta e à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No mês de março foi implantado no Centro Cirúrgico o “Pit Stop da Cirurgia Segura” com o objetivo de aprimorar a atuação da equipe multidisciplinar na admissão do paciente no Centro Cirúrgico para a realização de procedimentos, reduzindo riscos cirúrgicos, assegurando mais qualidade ao processo.
Já em maio o HRPC aderiu à campanha nacional do “Maio Amarelo”, que alerta sobre a importância de ações preventivas para redução do número de acidentes e mortes de trânsito, com realização de ações de educação em saúde, durante todo o mês, envolvendo usuários, acompanhantes e colaboradores, tendo em vista que cerca de 85% dos casos de ortopedia atendidos na unidade hospitalar são vítimas de acidente de trânsito.
Em junho, o Governo do Pará entregou a Policlínica Francisco de Freitas Filho, com dois pavimentos e 2.458,34 metros quadrados de área construída, ao lado do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), que integra a rede de saúde pública estadual. A Policlínica aumentou os serviços já ofertados à população da Região de Saúde Rio Caetés. O público passou ter acesso a 30 especialidades, exames clínicos e laboratoriais, além de fisioterapia e Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise (TRS), serviços que não eram oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Na oportunidade, o governador Helder Barbalho beneficiou ainda os usuários do HRPC com a ampliação do número de leitos na Enfermaria: de 41 leitos para mais 50 leitos, somando um total de 91; e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que elevou de 10 leitos para mais oito, ficando um total de 18 leitos, que resultou em uma ampliação geral de 51 para 109 leitos.
Ainda em junho, o HRPC realiza a primeira cirurgia de fêmur na unidade. O procedimento de alta complexidade marcou a oferta de serviços que vêm se consolidando em procedimentos cirúrgicos inéditos na instituição que só vem beneficiando os usuários da região.
Em outubro, a política pública de atenção e inclusão na área da saúde da região dos Caetés passa a contar com a inauguração do terceiro Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) do Estado. O Núcleo oferece serviços multiprofissionais que auxiliam no desenvolvimento de pessoas com autismo, com aplicação de protocolos aprovados pela Ciência. Fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, arte-terapeutas e pedagogos trabalham em conjunto a partir da análise comportamental.
Também em outubro, o HRPC realiza aderiu à campanha nacional “Outubro Rosa”, com divulgação de informações sobre o câncer de mama e fortalecimento das recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Só neste mês foram realizadas 347 mamografias.
No mês de novembro, a unidade aderiu à campanha nacional “Novembro Azul”. Com realização de palestras de educação em Saúde para os usuários e a efetivação de janeiro até novembro 494 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é usado, principalmente, para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, além de 4.109 exames de ultrassonografia.
Referência - Estruturado com especialidades em traumatologia e cirurgia geral, o HRPC é referência em assistência de média e alta complexidade, beneficiando a segunda região mais populosa do Estado, atrás apenas da Região Metropolitana de Belém.
A unidade beneficia uma população superior a 480 mil habitantes, de 16 municípios - Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.
Para o diretor Executivo,Marcelo Azevedo, a vida é movida por desafios e este foi um desafio, transformar o Hospital dos Caetés em um complexo hospitalar. “Um importante complexo com 32 especialidades ambulatoriais, 18 leitos de UTI, 91 leitos de internação clínica e cirúrgica, 22 cadeiras de hemodiálise em três turnos, com Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea) com capacidade para atender 300 usuários. Tudo isso no decorrer de 2022”.
O gestor completou ainda que o complexo hospitalar proporcionou à população dos Caetés, não só saúde, mas comodidade para os seus mais de 500 mil habitantes, que atualmente não precisam deslocar-se mais para os grandes centros em busca de tratamento. “Isso sem contar com a geração de emprego que, hoje de forma direta, são de aproximadamente 500 colaboradores e de forma indireta em torno de 150 profissionais, entre eles, médicos e não médicos.”, enfatizou o gestor.
Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS, e funciona na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3462.3051.
Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HRPC