Hospital Geral de Tailândia atualiza protocolo de profilaxia da raiva humana
Dados do Ministério da Saúde mostram a ocorrência neste ano de cinco casos da doença no Brasil, sendo quatro em Minas Gerais e um no Distrito Federal
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Sudeste do Pará, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), promoveu nesta terça-feira (27) capacitação para a equipe de Enfermagem sobre o tema “Atualização no protocolo de profilaxia pré, pós ou reexposição da Raiva Humana no Brasil”, ministrado pela técnica em Enfermagem Elizana Vasconcelos e pela enfermeira Marayza Nunes.
O treinamento é realizado pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), setor responsável pelo planejamento e execução das ações de epidemiologia hospitalar, incluindo a Vigilância Epidemiológica das doenças de notificação compulsória e outros fatos de interesse para a saúde pública. Também responde pela vigilância permanente de problemas que podem pôr em risco a saúde da população.O treinamento foi direcionado à equipe de Enfermagem da unidade de saúde
Segundo Marayza Nunes, o treinamento “é importante para o maior conhecimento da equipe, tanto para que seja feita a profilaxia correta, como também o preenchimento da notificação, para que o município controle e acompanhe os casos de exposição à raiva humana”.
Os atendimentos Antirrábicos Humanos são direcionados para casos de mordidas, arranhões e/ou lambeduras em feridas ou mucosas por cachorro, gato, macaco, morcego, tatu, quati, onça, mucura, porcos domésticos ou do mato, equinos, bovinos, caprinos, ovinos (mamíferos e silvestres) - exceto roedores (ratos de esgoto ou domésticos, ratazanas, camundongos) -, coelhos, porquinhos-da-índia e hamster.
Para a usuária Ivanete de Souza, 49 anos, “é muito importante tratar desse tipo de assunto, para que os profissionais fiquem com o entendimento atualizado, e a equipe de enfermagem mais informada. Nós, usuários, ficamos também. Forma-se uma comunidade mais consciente, com atendimento cada vez melhor, mais seguro. Saber que o Hospital promove esses treinamentos faz com que o público atendido tenha mais confiança nos serviços que são oferecidos aqui. Sou muito satisfeita com o atendimento”.
Ocorrências – De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a novembro de 2022 foram confirmados cinco casos de raiva humana no Brasil, todos identificados com a variante 3. Quatro casos foram notificados em uma aldeia indígena no município de Bertópolis, em Minas Gerais (sendo dois adolescentes de 12 anos e duas crianças, de 4 e 5 anos), e um caso no Distrito Federal (adolescente entre 15 e 19 anos).
Com a intensificação das ações de vigilância e controle da raiva canina e felina nos últimos 30 anos, o Brasil alcançou significativa redução nas taxas de mortalidade por raiva humana, com o predomínio de casos em caráter esporádicos e acidentais, evidenciando a eficiência das medidas de combate à doença.
O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.
Texto: Pedro Amorim – Ascom/HGT