Projeto apresentado na Feira do Livro aproxima internos do sistema penal da leitura
"A leitura que transforma" é a expressão metafórica simboliza o projeto "Remição de pena pela leitura e produção textual", em execução nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do Estado. Nesta quinta-feira (7), uma mostra do projeto foi apresentada no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
Referência na Educação Prisional, o projeto é realizado pela Escola Estadual Roberto Carlos Nunes Barroso. Na feira, foram mostrados os resultados do projeto, tais como: exibição de curta metragem, exposição de fotos do sarau literário, declamação de poesias e exposição de marcadores, quadrinhos, entre outras.
"Diariamente, os alunos assistem aulas com acompanhamento de professores de Língua Portuguesa e de Ciências Humanas. A partir do trabalho feito em sala de aula, selecionamos os cinco melhores textos de cada unidade em que atuamos e produzimos a coletânea e também fazemos três edições do jornal produzido pelos alunos”, conta a coordenadora do Projeto Remição de pena pela leitura, Patrícia Moraes.
Implantado em 2015, o projeto atende cerca de 200 internos do sistema penal a fim de contribuir para a formação de novos leitores e diminuir parte da permanência no cárcere através da participação em atividades educacionais.
Parceria entre a Seduc, por meio da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), e Defensoria Pública do Estado do Pará, o projeto atende alunos nas seguintes unidades penais: Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua (CRF), Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II, Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi), Centro de Recuperação Especial Cel. Anastásio das Neves (Crecan), Centro de Recuperação Regional de Castanhal (CRRCA) e Presídio Estadual Metropolitano (PEN).
Doação - Interessados em doar obras literárias para o projeto podem entrar em contato com a coordenação do projeto através do número: (91) 98177-0661.