Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Inverno amazônico pede cuidados com a alimentação para evitar problemas de saúde

Período é favorável ao surgimento de patologias provocadas por bactérias e vírus que podem estar nos alimentos. 

Por Melina Marcelino (SESPA)
23/12/2022 11h00

Com a chegada do inverno amazônico alguns cuidados com a alimentação e o corpo são necessários para evitar o surgimento de problemas de saúde. As fortes chuvas aliadas às mudanças bruscas de temperatura e muitas pessoas aglomeradas em espaços sem ventilação são alguns dos principais motivos para a baixa imunidade e o aparecimento de doenças respiratórias. No entanto, a chave para a evitar o surgimento de patologias provocadas por bactérias e vírus pode estar nos alimentos. 

“É importante seguir os dez passos para uma alimentação saudável: fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação; utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades; limitar o consumo de alimentos processados; evitar o consumo de alimentos ultra processados; comer com regularidade e atenção em ambientes apropriados; fazer compras em locais onde possa encontrar os alimentos in natura ou minimamente processados; desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias; planejar o tempo da alimentação; quando fora de casa, preferir locais que servem refeições feitas na hora”, afirma a coordenadora estadual de Nutrição, Walkiria Moraes.

Além da alimentação saudável outras dicas são manter o sono preservado, evitar o estresse, o excesso de bebidas alcoólicas e o fumo. Ainda segundo a coordenadora é importante não descuidar da hidratação, já que graças ao atual clima muitas vezes esquecemos de ingerir água. “O consumo de água deve ser de, no mínimo, 2 litros por dia. Pode-se ainda fazer uso de outras bebidas como água de coco, sucos naturais e chás quentes”, ela complementa. 

Duas faixas etárias que devem receber atenção redobrada são os idosos e as crianças, já que com a resistência baixa não é incomum que as doenças encontrem a oportunidade perfeita para se instalar nesses organismos que são considerados mais frágeis. 

“Os cuidados com as crianças devem acontecer desde o pré-natal a partir da alimentação saudável da gestante. A criança nascerá saudável em todos os aspectos. Inclusive, e, principalmente, do ponto de vista imunológico. Após o nascimento, o aleitamento materno exclusivo deve ser feito até os 6 meses e aí acontece o início da transição alimentar, mas continuando com o leite materno até dois anos de idade. É recomendado evitar ao máximo a ingestão de refrigerantes e produtos ultra processados para crianças e é preciso fazer todas as vacinas recomendadas e os reforços conforme idade da criança”, explica o médico Hélio Franco, técnico da Coordenação da Saúde da Criança da Sespa.

Segundo os especialistas, os cuidados também devem se estender a pacientes de tratamentos crônicos, como câncer, com diabetes e obesidade, por exemplo, já que também há chances de estes organismos apresentarem baixa imunidade especialmente nessas épocas.

Texto: Caroliny Pinho/Ascom Sespa