Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Estado investe na reestruturação da AGE na reformulação do Sistema de Controle Interno, em 2022

Um dos projetos transforma a Auditoria-Geral em Controladoria-Geral, ampliando o número de auditores, criando mais 20 cargos e trazendo outros avanços na estrutura funcional do órgão

Por Lucila Pereira (HC)
23/12/2022 10h01

Auditoria Geral do Estado (AGE) investe em sua reestruturação com investimento em mudanças ao órgão, por meio de projetos que irão reformular o Sistema de Controle Interno do Estado, ao lado de ações importantes como a realização de concurso públicoNa Auditoria Geral do Estado do Pará (AGE/PA), 2022 foi marcado pelos investimentos na reestruturação do órgão e na reformulação do Sistema de Controle Interno do Estado. Entre as principais ações destaca-se a realização do concurso C-212, em janeiro, que resultou na nomeação de 26 auditores de finanças e controle. Somado aos 12 já existentes, os novos servidores chegaram para completar o quadro de auditores da casa, cuja lei de criação da AGE prevê 40 cargos. O último concurso a ser realizado no órgão foi em 2006.
 
“A nomeação de novos auditores representa um marco na história da AGE, que pela primeira vez tem seu quadro quase completo. Com isso, será possível a execução de atividades nunca antes realizadas, como a fiscalização de operações de crédito, de convênios e de renúncias fiscais, por exemplo, que ano após ano são cobradas pelo TCE”, explicou o auditor-geral do Estado Rubens Leão.
 
O ingresso de novos servidores faz parte da reestruturação da AGE, que inclui ainda outras mudanças ao órgão, e anda lado a lado com um outro projeto, que irá reformular o Sistema de Controle Interno do Estado.

Concurso resultou na nomeação de novos 26 auditores de finanças e controle. que entram para completar o quadro de auditores da instituição e otimizar a prestação do serviço público“Um desses projetos transforma a Auditoria-Geral em Controladoria-Geral, na medida em que incorpora ao novo órgão atividades de Corregedoria. Além disso, cria novos cargos na atividade meio, amplia o número de auditores, criando mais 20 cargos e cria a carreira de Auditor de Finanças e Controle, entre outros avanços na estrutura funcional do órgão. O outro projeto atualiza o sistema de controle interno do Poder Executivo, o que não é feito desde 2006. Estamos trabalhando para que esses projetos sejam aprovados até a metade do próximo ano”, afirmou o titular da pasta.
 
Ainda dentro do projeto de reformulação do Sistema de Controle Interno, a AGE começou a desenvolver neste ano, juntamente com a Prodepa, o novo Portal da Transparência do Estado, que já está em fase de finalização, com perspectiva de lançamento para o primeiro semestre do ano que vem. Na nova estrutura do portal, o cidadão poderá navegar com mais agilidade para ter acesso às informações, que estarão disponíveis de forma clara e objetiva. O usuário poderá coletar dados de maneira prática com poucos “cliques”, sendo possível utilizar recursos de acessibilidade, como aumento de fonte e contraste de cores.
 
O projeto para construção do novo portal é fruto de um termo de cooperação entre AGE e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), que utiliza recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução de ações voltadas à melhoria da transparência pública do Poder Executivo Estadual.

Texto:
Lucila Pereira/Ascom AGE