Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONVÍVIO DE GERAÇÕES

Idosos de abrigo estadual participam de programação natalina

Residentes no “Lar da Providência” confraternizaram com funcionários e seus filhos, na presença do Papai Noel

Por Governo do Pará (SECOM)
22/12/2022 20h51

A presença do Papai Noel foi outra atração na comemoração natalina no Lar da ProvidênciaO abrigo estadual para idosos “Lar da Providência” realizou na manhã desta quinta-feira (22) sua tradicional comemoração natalina, envolvendo usuários residentes e trabalhadores. Os idosos acolhidos e o corpo técnico do abrigo participaram da confraternização na companhia de convidados especiais: os filhos dos funcionários da unidade.

A gerente do abrigo, Silvia Souza, contou que a iniciativa de trazer crianças para a comemoração deste ano fortalece as relações entre as gerações. “Sentimos a necessidade de trazer crianças ao convívio dos idosos. Eles estão muito felizes em recebê-los, em brincar e conversar. Não diferente estão as crianças, pois ao mesmo tempo que conhecem nossos abrigados, estão vindo pela primeira vez ao trabalho de seus pais, e isto as deixa eufóricas”, afirmou a gerente.

A programação teve a presença do Papai Noel e foi acompanhada por um saxofonista. “Eu estou muito feliz em estar nessa comemoração. Me visto de Papai Noel  há mais de 10 anos, e é a primeira vez que faço isto em um lar de idosos. É muito gratificante ver a reação deles, e ouvi-los também”, contou o subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Nilson Amaral, que se transformou em um dos símbolos do Natal para animar a comemoração no abrigo.

O encontro de gerações mudou a rotina dos residentes no abrigo “Está tudo muito bonito. Eu estou gostando muito deste Natal. Fiquei muito feliz de ter as crianças brincando aqui. Acho lindo. É sempre um prazer quando temos comemorações”, reforçou Maria Zeferino, que reside no “Lar da Providência”.

Comemorações - O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), mantém duas Unidades de Acolhimento à Pessoa Idosa (Uapi) em Belém: o Lar da Providência e o Nosso Lar Socorro Gabriel. Ambos realizam, periodicamente, comemorações especiais voltadas ao entretenimento e bem-estar de seus residentes.

“Alguns dos idosos acolhidos já não possuem qualquer vínculo afetivo com seus parentes, e por isso não recebem visitas. As confraternizações e demais atividades são um importante instrumento de manutenção da autoestima, da memória e da felicidade de nossos abrigados”, reforçou a terapeuta ocupacional do Lar, Juciane Melo.

Neste ano, as duas unidades atendem 90 idosos: 50 abrigados no Lar da Providência e 40 no Nosso Lar Socorro Gabriel.

Texto: Yuri Granha – Ascom/Seaster