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Encontro discute experiências de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/06/2018 00h00

O Encontro de Gestores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral encerra nesta sexta-feira, dia 8.  O evento  fortalece  a implantação dessa modalidade de ensino no Pará,  tem como meta chegar a 30% por cento das escolas estaduais em até 2025.

No encontro, iniciado dia 6, estão sendo discutidos marcos legais e o papel da equipe gestora no contexto da escola de tempo integral. Ao longo dos três dias serão realizadas palestras, oficinas, mesas redondas e momentos de compartilhamento de boas práticas realizadas por algumas das 32 escolas contempladas pelo projeto no âmbito dos ensinos Fundamental e Médio.

Para o Secretário Adjunto de Ensino, José Roberto Silva, o evento permite a interlocução com gestores e coordenadores que estão envolvidos na prática pedagógica cotidiana. “Ele dá oportunidade da Seduc dialogar com os gestores que estão no chão da escola evidenciando tanto as superações quanto os limites para implementação das escolas de tempo integral”, afirma. 

Além de contar com palestras de especialistas da área de educação, como a secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Hage e do coordenador do Fórum Estadual do Ensino Médio, Manoel Delmo Oliveira, o evento trouxe momentos de compartilhamento de experiências entre escolas. “Temos aqui gestores que estão em vários momentos do processo de implementação do tempo integral em suas escolas, então é um momento de troca e reflexão sobre os desafios e avanços”, ressaltou a coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral, Jane Cardoso.

No primeiro dia de evento, representantes das escolas que discorreram sobre suas iniciativas. Uma delas foi a Avertano Rocha, de Icoaraci, retratada no documentário “Nunca Me Sonharam”, que aborda a importância da educação para a sociedade. Gestores da escola Anísio Teixeira Gueiros, por sua vez, destacaram como o ensino de tempo integral alterou positivamente a dinâmica cotidiana. "A escola vivia numa zona de conforto, e com o Ensino Médio Integral, foi exigido um conteúdo com maior complexidade e passamos a ser uma escola ativa, que busca parcerias", afirmou a gestora da unidade.

Objetivo e Investimentos 

O objetivo geral do Ensino em Tempo Integral é desenvolver um projeto educativo integrado e promover a cidadania em todas as suas dimensões, por meio da ampliação da carga horária, a melhoria da infraestrutura e a realização de atividades pedagógicas. Ele faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e incorporado ao Pacto pela Educação, estabelecido em 2012 como estratégia do governo estadual para evoluir os indicadores da educação local.

Atualmente, 32 escolas estaduais que aderiram voluntariamente ao Ensino em Tempo Integral são contempladas pelo projeto nos ensinos Fundamental e Médio. Para fomentar a adesão de mais unidades, a Seduc tem investido em iniciativas que garantem a permanência do aluno na escola de tempo integral. Uma delas é o projeto de merenda pronta que, de acordo com a secretária Ana Cláudia Hage, está em processo de licitação. “Estamos abrindo uma licitação para que as empresas levem para as escolas os funcionários e preparem alimentação dentro do cardápio proposto para Seduc”, afirmou. Além disso, a titular da Seduc ressaltou ainda, que está previsto para ser iniciado um processo em parceria com o Centro Integrado de Operações (Ciop) da Polícia Militar em 150 escolas da região metropolitana, para que elas sejam vigiadas por meio do sistema operacional. “Queremos tentar com isso inibir a insegurança e a violência, inclusive amenizar o processo de drogas nas escolas”.

Colaboração (texto): Giulia Lanzuolo