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HGT oferece mais de 670 mil procedimentos aos seus usuários em 2022

Setor de Pronto Atendimento (PA) acumula mais de 360 mil de procedimentos realizados, um aumento de quase 70 mil em comparação com o ano de 2021

Por Governo do Pará (SECOM)
22/12/2022 15h05

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) exerce um papel fundamental para a assistência de baixa e média complexidade à população de Tailândia, Moju, Acará, Goianésia do Pará e Tomé-Açu e vilas vizinhas. Durante o ano de 2022, de janeiro a novembro, a equipe multiprofissional da unidade hospitalar realizou mais de 670 mil atendimentos mais relevantes, entre procedimentos ambulatoriais, exames, partos, cirurgias, internações transfusões de sangue, intervenções do serviço social, sessões de fisioterapia, que culminou na significativa marca de 90% de satisfação dos usuários.

Entre os pacientes atendidos está a usuária Maria Audenice Silva, 67 anos, que esteve internada na unidade hospitalar. 

“É um pedacinho do céu. Tenho muito orgulho do HGT; só agradecimentos. Muitas coisas que eu procurei para o meu tratamento, consegui aqui. Os profissionais são ótimos, não só para mim, mas também para as outras pessoas que estão aqui hospitalizadas. Me sinto feliz com vocês. Tudo que foi conquistado é mérito de muito trabalho de vocês,que trabalham aqui. Graças a Deus, o hospital vem se ampliando, se desenvolvendo. Nota 10 para gestão”, comentou a aposentada.

O HGT, durante esse ano, teve um aumento considerável em sua demanda: só no setor de Pronto Atendimento (PA) somam-se mais de 360 mil de procedimentos realizados, um aumento de quase 70 mil em comparação com o ano de 2021. O diretor executivo, Cristian Tassi, destaca os esforços para garantir que a assistência prestada à população seja de qualidade e humanizada. “Tivemos grandes avanços aqui no HGT. No meio do ano tivemos um termo aditivo no qual ampliamos os serviços ofertados. Tivemos grandes avanços na área assistencial, em quem sempre ganha é a população da região”, explicou.

Termo Aditivo - Para ampliar a assistência à saúde, o Governo do Pará assinou, em junho, o Termo Aditivo (T.A) de contrato para ampliar o HGT a estrutura da unidade hospitalar com 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para neonatal/adultos, e mais um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras. Serão três novos ambientes contribuindo para o fortalecimento da saúde local. Durante o processo de ampliação, o HGT também recebeu uma nova farmácia satélite para o Centro Cirúrgico e mais uma sala de administração de medicamentos no PA, que já estão funcionando, colaborando, assim, para a agilidade do atendimento.

Gestão por excelência - O HGT conquistou o prêmio Top Quality Ouro, este mês, que é projeto da MFC Consultoria com uma metodologia que alia a capacitação no programa 5S com a integração da gestão da qualidade. Desde junho, a instituição vem promovendo o Sistema de Gestão da Qualidade com base no Programa 5S (Seletividade/Sistematização/Sem Sujeira/Saúde/Socialização), e, durante esse período, o Hospital intensificou mudanças necessárias com processos mais controlados, ambientes muito mais limpos e higiênicos e a busca constante das melhorias e superação de desafios.

A gestão do HGT renovou duas certificações com o Programa Green Kitchen. A avaliação é constituída com base em critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade socioambiental e certificação no Programa Brasileiro GHG Protocol, que incentiva a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações, objetivando proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.

Assistência - Neste ano, o HGT implantou um novo modelo de atendimento no P.A aos usuários, visando melhorar e promover um serviço em saúde cada vez mais humanizado. Com a grande demanda no setor de Urgência/Emergência, o novo modelo mostrou-se satisfatório entre os usuários. A nova forma de acolhimento consiste em realizar o processo de triagem, assim que os usuários dão entrada na unidade hospitalar para que, de acordo com sua classificação de risco, sejam atendidos pela Recepção Central e, posteriormente pelo médico. Na prática, o HGT utiliza o Protocolo do Ministério da Saúde, que é o modelo mais conhecido no Brasil, que utiliza cores: cor vermelha é emergência; cor laranja é muito urgente; cor amarela é urgente; cor verde, pouco urgente e cor azul, não urgente.

O HGT passou a oferecer, também, o resultado de exames em formato on-line, com o objetivo de impulsionar práticas de preservação do meio ambiente, com as entregas virtuais dos resultados de exames e laudos de raio-X e mamografia. A nova tecnologia, denominada de Telerradiologia, pode ser visualizada no telefone celular e no computador pelo portal: entrega.elevaportal.com/entrega ou através de QR Code, para isso não utilizando a folha de papel, e assim, preservando ainda mais o meio ambiente.

Procedimentos cirúrgicos - Para dar maior celeridade à fila de espera por procedimentos cirúrgicos, a gestão do Hospital aumentou o número de realização de cirurgias eletivas e gerais, por intermédio de mutirões, além do aumento do quadro de profissionais da Assistência que otimizou o fluxo do atendimento na unidade hospitalar.

A iniciativa da gestão do HGT proporciona a realização de vários procedimentos, entre eles, a retirada da vesícula biliar (colecistectomia), além de hernioplastias, cirurgias ginecológicas, ortopédicas e outras cirurgias gerais. A média mensal é de 220, totalizando mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos, desde janeiro.

A gestão do HGT inovou ao implantar o projeto “Pit Stop da Cirurgia Segura” com o objetivo de aprimorar a atuação da equipe multidisciplinar na admissão do usuário no Centro Cirúrgico para a realização de procedimentos, reduzindo os riscos cirúrgicos, assegurando mais qualidade ao processo. O Hospital também ampliou o procedimento ortopédico que agiliza no atendimento de usuários da unidade hospitalar. Alguns procedimentos estão complementando o rol de cirurgias ortopédicas ofertadas pela equipe multiprofissional do HGT, como a de Haste Intramedular Bloqueada de Tíbia.

Novos procedimentos - O Hospital Geral de Tailândia passou a disponibilizar o exame de colonoscopia para os usuários. O procedimento avalia uma parte do intestino e detecta, entre outras coisas, pólipos, câncer e doenças inflamatórias intestinais, facilitando o acesso de serviços de saúde à população tailandense e região. A colonoscopia é um exame que usa técnica semelhante à da endoscopia, mas no modo inverso. Ela pode ser solicitada por um clínico geral, gastroenterologistas, proctologistas e oncologistas. O HGT já propiciou cerca de 100 exames de colonoscopia.

Ainda, no mês de novembro, a unidade hospitalar passou a oferecer a inserção de dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU, método contraceptivo de longo prazo que impede o contato dos espermatozoides com os óvulos, por meio da avaliação ginecológica e, caso não tenha contraindicações e caso prefira utilizar o método, a usuária pode solicitar de forma ambulatorial o uso de DIU.

Sustentabilidade - O HGT, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), aderiu o projeto “Guardião Azul”. A campanha sustentável pretende elevar o patamar da gestão sustentável na saúde, e ser uma das maiores iniciativas ambientais da área hospitalar já promovidas no país. Em decorrência desse projeto, várias iniciativas foram adotadas pelo HGT, como exemplo, o resultado de exames em formato on-line, mas também, juntamente com a sua Comissão de Sustentabilidade, em parceria com a empresa Belém Bioenergia e a Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), a unidade realizou o Projeto “Uma vida nascida, uma árvore plantada”, a cada mês, de acordo com o número de crianças nascidas, será realizado o plantio na área degrada. Desde janeiro, o hospital realizou mais de 1.200 partos, ou seja, serão plantada 1.200 árvores.

Além disso, em parceria com a empresa multinacional Belém Bioenergia Brasil, está na etapa final da obra de revitalização do espaço de Hortoterapia. O espaço é uma estratégia terapêutica para usuários em condições de sair à beira do leito para o contato com a natureza, como forma de contribuir à saúde mental, além de contribuir com a biodiversidade. Além de inúmeras outras iniciativas sustentáveis, como compostagem, campanhas para redução do uso de energia elétrica e utilização de papéis 100% renováveis.

Humanização - O Hospital Geral de Tailândia desenvolveu inúmeras iniciativas de humanização destinadas aos colaboradores e usuários, por meio do GTH, entre elas, o projeto “Comemorando com Alegria”, que tem o intuito de fortalecer a relação entre a instituição e usuários, com palestras com temáticas de educação em saúde.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT