Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Programa 'Talentos Esportivos' celebra conquistas nacionais e internacionais

Ao longo de 2022, a iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) garantiu aulas gratuitas em diversas modalidades esportivas para jovens e adultos

Por Dayane Baía (ARCON)
22/12/2022 13h14

O Programa "Talentos Esportivos" desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) oferece aulas gratuitas em modalidades como saltos ornamentais, ginástica artística, treinamento funcional, tênis de quadra, futsal e basquete. 

De acordo com a Seel, o "Talentos Esportivos" busca o desenvolvimento no esporte com foco em ações públicas, que permitem que jovens que não teriam condições financeiras de custear uma atividade esportiva possam praticar as modalidades ofertadas.

Para a realização do programa, a Seel conta com a parceria Uepa, que cede espaço para as aulas, e com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através de cooperação técnica por meio da cessão de professores.

Katia Rocha, diretora técnica de Esporte e Lazer, destaca que o objetivo do programa é proporcionar vivência nas diversas modalidades. "O 'Talentos Esportivos' se origina em iniciativas desenvolvidas há mais de 20 anos, na região metropolitana de Belém, além dos municípios de Moju e Curuçá. Os principais resultados alcançados incluem o incentivo à prática do esporte, de forma a incorporá-la na rotina. Além de termos a cada ano maior procura e temos os destaques de alunas em competições", explica a diretora. 

Alguns atletas foram contemplados com a Bolsa Talentos, outra iniciativa da Seel, que oferece ajuda financeira em função dos desempenhos nas modalidades, focando no alto rendimento. Para 2023, a meta da Secretaria de Esporte e Lazer é interiorizar a iniciativa para outros municípios de forma gradativa. 

Moradora de Curuçá, no nodeste paraense, Vivane Alves tem uma filha matriculada no Programa, e diz que os benefícios são visíveis pela prática de basquete. "Ela está muito comprometida com essa atividade, está empenhada em aprender, além de ter melhorado a socialização com amizades na faixa etária dela. Percebo as outras crianças empolgadas também. A equipe é maravilhosa, atenciosa, está de parabéns", avalia Vivane. 

Ulisses Lima, professor de ginástica artística explica que tem uma média de 80 meninas na iniciação e 20 da equipe de treinamento que participam das competições estaduais, nacionais e internacionais. 

"Em 2022, participamos de várias competições. Em março tivemos um papel importante na seletiva Genasíade. Em junho, fomos para a Copa Olímpia em Montevidéu, no Uruguai e trouxemos medalhas de ouro, prata e bronze, além do segundo lugar por equipe. Em outubro fomos para os Jogos da Juventude, fizemos uma grande apresentação, além da Copa Alemanha, no Chile, com resultados nas diversas categorias. Em novembro, tivemos o 41o torneio nacional com medalhas de ouro, prata e bronze", detalha o professor.

Em dezembro, participaram do 4º Torneio de Ginástica Artística Talentos Esportivos Seel com premiação para várias integrantes em categorias diferentes. "Nada disso seria possível se a Seel não nos apoiasse, e claro, o Governo do Estado", comentou o professor.

Entre as participantes, está a jovem Lia Oliveira, 16 anos, moradora do Telégrafo, em Belém. Ela participa do programa desde os dez anos de idade. A trajetória lhe rendeu três títulos nacionais, bronze, prata e ouro este último conquistado no torneio em Goiânia, além de ter sido campeã internacional na Copa Olímpia, no Uruguai e terceiro lugar na Copa Alemã,  no Chile. 

"Acho que esse esporte me ajuda a ser mais determinada, organizada, responsável. A ginástica artística me proporcionou coisas incríveis, viagens, conhecimento e tudo o que o esporte envolve. Tem um peso muito grande na minha vida e com certeza nas de outras meninas, abre muitas portas. Sinto que sou parte de uma família, sou acolhida e tenho feito a diferença no esporte, levando o Pará e o Brasil para vários lugares", afirma Lia.