Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

PCEPA doa brinquedos para crianças atendidas pelo ParáPaz, em Belém

Mobilização resultou na compra de mais de 100 brinquedos que foram entregues para os pequenos nesta quinta-feira (22)

Por Thiago Maia (PC)
22/12/2022 12h40

Um dia longe das perícias criminais, para um ato de solidariedade, quebrou a rotina na sede da Polícia Científica do Pará (PCEPA), em Belém, na manhã desta quinta-feira (22). Peritos criminais e auxiliares técnicos, da Gerência de Perícia de Informática (GPI), junto à direção, realizaram a entrega de brinquedos às crianças vítimas de abuso e/ou violência que são atendidas pela Fundação ParáPaz, que funciona em espaço anexo à sede do órgão.

De acordo com os peritos, a motivação surgiu da vivência cotidiana de perícias de informática em que os profissionais analisam imagens e mídias de crianças vítimas de abuso.

“Como peritos criminais e auxiliares de perícia, participamos frequentemente de operações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Sabemos o quanto algumas crianças sofrem e precisam de atenção e carinho. Então, para nós, é muito gratificante darmos também nossa contribuição como cidadãos”, disse o perito criminal de informática Marcelo Maués.

A partir disso, os peritos se mobilizaram junto à direção e realizaram coletas para a compra dos brinquedos, o que superou toda a expectativa. “Trabalhamos com a ideia de apenas 60 brinquedos, mas a mobilização foi maior. Conseguimos o apoio da direção da PCEPA, que resultou na compra de 122 brinquedos, mais que o dobro do que foi pensado, e conseguimos fazer essa distribuição que vai ajudar as crianças a ter um Natal alegre”, completou o perito Marcelo Maués.

Presente na entrega dos brinquedos, a dona de casa Adalgisa Medeiros, 43 anos, sentiu a alegria pelo sorriso do neto de apenas 8 meses ao receber um dos brinquedos. “As crianças que vêm aqui são as que passaram por situações muito ruins, que ficam abaladas e até traumatizadas. Então, um ato como esse, em que muitas famílias não têm condições financeiras de comprar, realmente alegra essas crianças”, disse Adalgisa.

Para a direção da PCEPA, a ação representa que o papel da perícia ultrapassa o ofício técnico para a realização de ações de solidariedade. “Fazer o bem para a sociedade também se dá por meio dessas atitudes. Por isso, não hesitamos em apoiar a campanha dos peritos da GPI para angariarmos dinheiro e comprarmos esses brinquedos. Uma ação elogiável, que mostra que a perícia pode ir além do nosso ofício”, concluiu o perito criminal Celso Mascarenhas.