Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARÓDIA

Estudantes de Tailândia usam a música para tratar temática segurança

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/06/2018 00h00

A canção  da lendária banda oitentista Legião Urbana foi tocada em forma de paródia  para falar de um assunto muito sério: segurança. Foi exatamente o que fizeram os estudantes do curso  de Segurança  no Trabalho  da Escola Estadual Técnica  de Tailândia  (Eteepa), no sudeste do Pará, que tocaram “Será", Do grupo de rock para abordar medidas simples, que garantem segurança dentro de casa, no trânsito e no trabalho. A apresentação ocorreu, nesta quinta-feira, 7, no estande da Secretaria de Estado  de Educação  (Seduc), montado  no Hangar, onde ocorre a 22ª edição  da Feira do Livro.

A coordenadora do Curso de Segurança no Trabalho, Lidenilde Almeida, detalha que o trabalho faz parte do projeto da Empresa Júnior Astec, criada sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos da Escola com o objetivo de transmitir mensagens de segurança,  utilizando métodos interativos. “A paródia "Será" e umas das canções  para o público jovem, mas temos canções infantis para as crianças entre 5 e 7 anos, pois o projeto tem como premissa que os resultados são  mais eficazes nas populações  mais jovens", disse.

Além  de paródias, o projeto de Empresa Júnior também trabalha com palestras e teatros. A concluinte do Curso de Segurança  no Trabalho Genieli Rosa, destacou que o trabalho da Astec já atingiu um grande público em Tailândia  em escolas públicas e privadas. "Esta é a minha primeira vez na feira e tivemos um bom público, pois a nossa metodologia com métodos interativos e reflexivos auxiliam no despertar  do pensamento prevencionista nas faixas etárias que trabalhamos", enfatizou. 

A Astec trabalha com dois públicos: jovens entre 15 e 17 anos de idade e crianças entre 5 e 7 anos de idade, faixa etária  onde ocorrem a maioria dos acidentes, mesmo sendo um problema de simples solução: a prevenção. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam que a maioria dos acidentes (45%) acontecem no ambiente domiciliar, fato que comprova a necessidade da identificação e prevenção dos fatores de risco. Os acidentes domésticos contribuem decisivamente para o aumento das taxas de internamentos, incapacidades e de mortalidade de crianças de 0 a 9 anos. 

Os alunos de Enfermagem da Eteepa Tailândia também trouxeram a apresentação  do programa Hiperdia, que trata da saúde  preventiva em casa contra Hipertensão  e Diabetes. A Eteepa Tailândia é vinculada à 3a Unidade Regional de Educação (URE), com sede em Abateteuba.