Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'QUE NEM MARÉ'

Moradores dos bairros Jurunas e Condor participam do 'Natal na UsiPaz'

Promovida pela Seduc e Fundação Cultural do Pará, a programação mostra os resultado dos cursos de dança e contação de poemas, oferecidos aos frequentadores das bibliotecas

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
21/12/2022 19h20

Apresentações de dança pelos alunos fazem parte da programação na UsiPazA programação “Natal na UsiPaz” prosseguiu na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, na tarde desta quarta-feira (21), com atrações que mostram os resultado dos cursos de dança e contação de poemas, oferecidos aos jovens frequentadores das bibliotecas adulto e infantil. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação Cultural do Pará (FCP).

O Sarau “Que Nem Maré” reuniu atrações musicais, coral natalino, dança, teatro, poesia, cinema, dinâmicas e muita brincadeira. A atividade faz parte do Projeto "Que Nem Maré vai às Usinas", da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que promove intercâmbio das produções culturais entre jovens de diferentes territórios.

“Estamos trazendo o encerramento das atividades do TerPaz (Programa Territórios pela Paz) que foram realizadas durante três meses na Escola Estadual Placídia Cardoso e na USE (Unidade Seduc na Escola) Jurunas. Trazer esse evento pra cá é muito importante, porque as Usinas da Paz são estruturas e espaços não formais de educação, e as escolas são espaços formais. O evento é o diálogo entre esses dois espaços”, frisou a professora Lília Melo, coordenadora do projeto.

Lucas Carneiro, coordenador-geral da UsiPaz Jurunas/CondorCoordenador-geral da UsiPaz Jurunas/Condor, Lucas Carneiro ressaltou que “esse é um evento de final de ano para a gente mostrar que a Usina da Paz, durante esses dois meses de funcionamento comemorados hoje, já conseguiu integrar a comunidade. Para comemorar essa data, a gente vai ter diversas atividades nesses dois dias de evento. A Usina é para a comunidade que precisa ocupar e se apropriar dela. Aproveito para informar que ano que vem vamos ter diversas programações e novidades, para que todos possam usufruir”.

Maria de Nazaré Pereira foi ver o filho ThiagoAprendizado - A vendedora Maria de Nazaré Pereira chegou cedo ao espaço multicultural da UsiPaz para assistir à apresentação do filho Thiago, 16 anos, um dos participantes do Sarau. “Eu acho muito importante ter esse tipo de programação aqui no bairro, tanto para os adultos, quantos para esses jovens que estão participando. Ao invés de estarem nas ruas, estão aqui fazendo uma atividade”, disse Maria.

Katherine Souza também mostrou o que aprendeu na UsiPazIntegrante do grupo de dança, a estudante Katherine Souza, 12 anos, cursa o 7º ano na Escola Estadual Placídia Cardoso. Para ela, “é muito marcante participar dessas atividades. Estamos aqui aprendendo muito. Vamos dançar três músicas no estilo hip hop. É um momento de confraternizar com nossos amigos, também”.

Já a estudante Naiandra Santos, 14 anos, participou do espetáculo teatral. “Já fiz teatro, e está sendo muito legal ter outro olhar com o teatro aqui, com esse projeto. A nossa peça é uma reflexão sobre o racismo e o comportamento humano”, informou.

Serviço: A programação “Natal na UsiPaz”, da Usina da Paz Jurunas/Condor, prossegue até quinta-feira (22), com apresentações do resultado dos cursos de dança do complexo, a partir de 19 h.