No Dia do Atleta, conheça algumas histórias inspiradoras de paraenses
Programas como o "Talentos Esportivos" e o "Bolsa Talento" representam importantes fomentos da Seel para os esportistas paraenses
Nesta quarta-feira (21) é celebrado o Dia do Atleta para homenagear aqueles que se dedicam ao esporte, seja profissionalmente ou para manter uma boa qualidade de vida. O Pará tem se revelado um celeiro para as mais variadas modalidades esportivas que, com o incentivo do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), têm beneficiado muitos atletas.
Raiza Buana carrega em sua trajetória uma história de muita dedicação, força e aprendizado na ginástica. Fruto do programa "Talentos Esportivos" da Seel, antes de brilhar na modalidade, um dos seus maiores desafios, durante o início da carreira esportiva, foi a dificuldade financeira, o que não a impediu de participar dos treinos e das competições, a fim de trazer bons resultados para o estado.
Entre as competições, a que marcou a atleta foi no Torneio Nacional, em Brasília, no Distrito Federal, quando pela primeira vez ganhou uma medalha de ouro, competindo com mais de 100 ginastas. No decorrer de sua trajetória, a atleta também foi beneficiada pelo programa "Bolsa Talento", com a bolsa estadual. Hoje, com 27 anos, continua na ginástica artística, e também atua como auxiliar técnica.
“A Bolsa foi de extrema importância para que eu pudesse ir aos treinos, bancar meus uniformes, que não são nada baratos, além de participar de várias competições. O governo teve e tem um grande papel na ginástica. Nem sempre foi assim, infelizmente existiu um momento em que nós não tínhamos incentivo nenhum, mas graças a Deus, tudo mudou e agora nós somos incentivados, não somente com a parte financeira, mas também com competições no nosso estado. Isso é extremamente importante para a nova geração e eu me sinto muito grata com toda essa caminhada até aqui, afinal são 18 anos treinando e amando a ginástica e espero poder continuar nessa caminhada por longos anos ainda”, disse a atleta.
Em uma modalidade que ainda tem muito a crescer no Brasil, Kaik Souza é atleta de saltos ornamentais. Com 12 anos, Kaik fazia capoeira, ginástica e natação, esportes favoritos. Com intuito de unir água e saltos “mortais”, fez um teste no parque aquático da UEPA e passou. Com o tempo, o atleta evoluiu, e passou a acumular no currículo inúmeras medalhas.
“Participei de vários campeonatos como Taça Brasil, Troféu Brasil e Sul Americano, no Peru. Meu maior desafio foi competir várias vezes lesionado, mas o esporte proporcionou saúde, que é o principal”, comenta Kaik.
Neste ano, a Seel divulgou a lista dos contemplados ao programa "Bolsa Talento – Ano Base 2018", e um dos desportistas é Kaik Souza, que está na categoria Bolsa Nacional.
“Receber o incentivo do governo é muito bom, pois alimenta a nossa vontade de treinar e buscar cada vez mais resultados positivos”, reforça o atleta.
Refletindo sobre o Dia do Atleta, o titular da Seel, Nivan Noronha, afirma que este dia é válido para lembrar às pessoas a importância de treinar em alguma modalidade esportiva no seu dia a dia para melhorarem a qualidade de vida e a saúde física e mental”, disse o secretário.
Durante os 23 anos, a Seel vem cumprindo com umas das principais funções, que é fornecer apoio ao atleta em formação, no âmbito do esporte educacional e de rendimento de modo a possibilitar o seu ingresso no esporte federativo, tanto como apoio financeiro ou por meio dos programas da Secretaria.