Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESIGN AMBIENTAL

Obras do primeiro prédio público sustentável da Amazônia estão em fase de acabamento

Executado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano, o Centro de Controle Operacional do BRT Metropolitano quer obter a certificação LEED

Por Dayane Baía (ARCON)
21/12/2022 08h00

O Centro de Controle Operacional do BRT Metropolitano, localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém, está sendo erguido do zero. Critérios de sustentabilidade foram adotados desde o início do projeto com vistas à obtenção da renomada certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), fornecida pelo GBC Brasil (Green Building Council Brasil). 

Os resíduos sólidos da construção, por exemplo, receberam atenção de modo que não escoassem no sistema de drenagem da cidade, assim como caminhões e botas eram higienizados. A estrutura está preparada para realizar reaproveitamento da água pluvial e geração de energia fotovoltaica.

O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) tem a responsabilidade de executar as obras do prédio. O governo do Estado estima uma economia, em média, de R$ 200 mil por ano no consumo de energia elétrica no CCO, tendo em vista que parte da energia utilizada pelo prédio em funcionamento será gerada por um sistema de energia solar.

Controle - Atualmente, as obras seguem em fase de acabamento, com instalação de brises, divisórias de vidro e MDF, serviço de pintura, instalação de cabos de incêndio e sonorização. De acordo com Alberto Matta, diretor de Obras do NGTM, a edificação concentrará o controle das operações do BRT Metropolitano.

"É uma obra que está com toda a fundação, estrutura, alvenarias, cobertura e instalações elétricas e hidrossanitárias concluídas. Internamente, está todo revestido com reboco, revestimento cerâmico nas paredes e nos pisos, além da refrigeração (redes, dutos e máquinas), está tudo executado. Ainda está recebendo as instalações para o controle das operações", detalha o diretor.

Anderson Saldanha de Jesus, montador de andaime, comemora ter conseguido emprego há um ano. "Soube que estavam precisando e me inscrevi no Sine (Sistema Nacional de Emprego), e depois de uma semana me chamaram. Foi um presente de Natal porque eu estava desempregado. Em um ano eu já consegui quitar meu veículo, fiz melhorias na minha casa e para mim foi uma bênção muito grande. Eu sinto muito orgulho em trabalhar nessa obra, porque vejo que ela é para todas as pessoas", afirma.