Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Graesp completa 18 anos com avanços na infraestrutura e na defesa social do estado

Por Walena Lopes (SEGUP)
20/12/2022 15h34

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), ligado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, realizou na manhã desta terça-feira (20/12), uma cerimônia em celebração ao seu 18º ano de criação. Durante o evento, foi concedida também a medalha comandante Júlio César, Grande  Mérito de Aviação de Segurança Pública  do Pará, às personalidades civis e militares que contribuíram para os avanços e conquistas do Grupamento ao longo dos anos.

Desde 2004, quando foi criado o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), tem vivenciado crescimentos e avanços significativos no âmbito da aviação na segurança pública do Pará. Tornando-se referência na região Norte, alcançando seu principal objetivo: atender aos órgãos da esfera estadual no combate à criminalidade, na defesa do meio ambiente e no atendimento à saúde em todo o território paraense.

“Nesses 18 anos, o Graesp vem exercendo sua função de forma muito efetiva e avançando na sua infraestrutura e efetivo, recebendo a envergadura que precisa para alcançar e estar presente em todo o território do nosso Estado, que possui uma extensão muito grande e cheio de características muito próprias. Nesses últimos anos, de forma especial,  o Governo do Estado entregou mais duas base fixas no interior, uma em Marabá e outra em Santarém, sendo que em breve iremos ativar também a base de Altamira, fazendo com que o Graesp esteja presente em todos os lugares do estado, podendo assim estar próximo à sociedade, servindo e atuando, de forma ainda mais célere, nas missões de combate a criminalidade, defesa social, saúde e meio ambiente”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Ao longo deste 18 anos, o Graesp cresceu também no número de efetivo, que hoje agrega mais de 100 profissionais civis e militares, entre pilotos, mecânicos, apoio de solo e administrativo, cedidos pelos órgãos de Segurança Pública como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O grupamento atualmente possui 14 aeronaves, sendo 6 helicópteros e 8  aviões que são utilizados em operações da segurança pública, apoio aeromédico e ações ambientais. 

“O Graesp ampliou sua atuação em várias esferas de atendimento,sendo fundamental no transporte das vacinas da Covid-19, especialmente, durante o período mais crítico da pandemia, o que mostra a sua versatilidade e comprometimento de todos que atuam no Grupamento”, acrescentou o titular da Segup.

Para o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, esses 18 anos do Grupamento são comemorados com muita satisfação, pois ao longo de sua criação foi possível reinventar sua funcionalidade, ampliando sua atuação e seus serviços em prol da sociedade paraense 

“Podemos acompanhar de perto os avanços que o Grupamento vivenciou, desde sua criação, atuando hoje, em atividades diversas, das quais estávamos acostumados. Hoje,  temos uma estrutura operacional e administrativa muito maior da qual recebemos com policiais civis e militares atendendo ao objetivo principal que é fazer voos a serviço do estado, oferecendo maior segurança e compromisso, o que nos deixa muito orgulhosos da missão que nos foi dada. Atuamos com a qualidade merecida e respeitando as dimensões do nosso estado, as quais são muito características da região amazônica,  em ações de segurança  pública, defesa social, no  combate a crimes ambientais, no auxílio à saúde, em especial no transporte às vacinas contra a pandemia. Entre tantos serviços prestados à nossa sociedade com muita satisfação e empenho dos nossos servidores”, ressaltou o diretor do Graesp.

Durante a cerimônia de aniversário estiveram presente o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do estado, Ualame Machado, o delegado Geral de Polícia Civil, Walter Resende, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hayman Souza e o Diretor da Polícia Cientifica do Pará, Celso Mascarenhas, além do secretário adjunto de Operação, em exercício,  da Segup, Luciano de Oliveira, secretário adjunto de Inteligência e Analise  Criminal, André Costa e Secretário de Gestão Administrativa da Segup, Paulo Lima.