Detran comemora 50 anos de prestação de serviço e preservação da vida no trânsito
Acompanhando as transformações tecnológicas, o Departamento dispõe de mais de 50% dos serviços de Habilitação de Veículos acessíveis de forma virtual.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) celebra 50 anos de fundação nesta terça-feira (20). A data concretiza uma série de ações e projetos desenvolvidos para aperfeiçoar o atendimento ao público e reduzir os sinistros de trânsito nas rodovias estaduais.
A diretora geral do Detran, Renata Coelho, destaca as principais realizações desses últimos quatro anos, que, segundo ela, foram pensadas para projetar o Detran como um órgão de excelência no trânsito nos próximos anos.
“Desde 2019 temos pensado um Detran diferente, mais próximo das necessidades do usuário e dos municípios, e também um órgão mais atuante no trânsito, seja dentro das instituições, seja na via, educando, fiscalizando e organizando o trânsito para preservar vidas, que é o nosso principal objetivo”, comenta.
A modernização do atendimento é um marco desses 50 anos. Acompanhando as transformações tecnológicas, o Detran dispõe de mais de 50% dos serviços de Habilitação de Veículos acessíveis de forma virtual. Com isso, o atendimento de balcão, antes realizado somente de forma presencial, passou a ser oportunizado pelos meios digitais sem que o usuário tenha que ir à sede do Detran ou a uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Os mutirões e ações itinerantes passaram a ser intensificados em Belém e no interior, garantindo agilidade a processos ainda pendentes de conclusão desde a pandemia de Covid-19. Além de atualizar as demandas, essas iniciativas levaram atendimento a municípios que não dispõem de Ciretran, facilitando a regularização de CNHs e veículos para quem precisa se deslocar a cidades distantes. De 2019 a 2022, centenas de usuários puderam usufruir desse atendimento próximo de suas residências de forma ágil e prática.
As pessoas de baixa renda de todo o estado também estão tendo a oportunidade de acessar a Carteira Nacional de Habilitação, por meio do Programa Social CNH Pai D'égua, que já garantiu cerca de 5 mil carteiras totalmente gratuitas.
Operações de trânsito - A tecnologia também chegou à fiscalização de trânsito. Os agentes se capacitaram com o padrão da Organização das Nações Unidas (ONU) e passaram a usufruir de câmeras corporais adquiridas pelo Governo do Estado, possibilitando mais segurança e transparência nas abordagens de trânsito. A Central de Controle de Operações Viárias – Sentinela, inaugurada em 2021, passou a monitorar o trânsito com o suporte de equipamentos de controle de velocidade e de câmeras para identificar situações de risco na via e punir motoristas infratores. Por usa vez, as operações de fiscalização se intensificaram retirando das ruas motocicletas irregulares e veículos em desacordo com a legislação de trânsito.
Junto com a fiscalização, a educação de trânsito foi ampliada com novos agentes e ações reforçadas de formação de cidadãos no trânsito, capacitando novos multiplicadores de educação, atualizando profissionais e levando conscientização para escolas, empresas e à população em geral de mais de 100 municípios.
Da mesma forma, a sinalização viária vertical e horizontal, braço forte das operações de trânsito, foi ampliada para 54 municípios, contribuindo para melhor organizar o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas e, principalmente, ajudando a reduzir acidentes.
Modernização - Além de todas essas iniciativas, o Detran está investindo na modernização estrutural e adaptação física de ambientes para tornar o trabalho mais confortável aos servidores e possibilitar melhor atendimento aos usuários. Cerca de 10 Ciretrans foram entregues e outras 21 estão recebendo melhorias.
Uma das marcas da gestão do Detran é a valorização do servidor. Nesse sentido, merecem destaque as reformas dos ambientes internos (biblioteca, restaurante, área de exames), aumento do auxílio alimentação, progressão funcional e avanço na negociação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR).
“Esse conjunto de iniciativas voltado para o atendimento externo e para o trânsito, bem como as melhorias dos servidores, nos permitem avançar no cumprimento da nossa maior missão, que é garantir um trânsito humano e seguro para todos”, destaca Renata Coelho.