Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS

No HRBA, "Dia de Beleza" proporciona cuidados estéticos aos pacientes internados 

Ação voluntária ocorreu nos setores da pediatria e clínica oncológica e teve direito a corte de cabelo e design de sobrancelha

Por Governo do Pará (SECOM)
20/12/2022 12h15

Manoel da Silva foi o primeiro a cortar o cabelo durante a ação promovida no HRBA pelo Instituto Mais Saúde Já fazia um tempo que o seu Manoel da Silva, de 80 anos, queria  mudar o visual. Internado há oito dias no Hospital Regional do Baixo Amazonas, Dr. Waldemar Penna”, em Santarém, no oeste do Pará, o aposentado nunca iria imaginar que teria um barbeiro particular para cuidar dele.

Mas, quando viu a possibilidade, foi o primeiro da fila. Ele faz barba, cabelo e bigode. E aprovou o resultado. “Me disseram que estou bonito e eu concordei. Gostei muito, foi nota dez”, comemorou.

O paciente de 80 anos aprovou a mudança no visualEderson Feitosa foi quem cuidou do seu Manoel e de outros pacientes da unidade. Ele é barbeiro há quatro anos e já é a terceira vez que participa desta ação voluntária no HRBA. Para ele, é muito gratificante poder ver a felicidade no rosto das pessoas após cada corte. “É uma satisfação poder contribuir de alguma forma. Eles me agradecem, ficam muito felizes e se sentem renovados depois de ver como ficaram”.

A ação foi realizada com pacientes internados na clínica oncológica e na clínica pediátrica do hospital, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde. E além dos cortes de cabelo, as meninas também puderam fazer as sobrancelhas.

A enfermeira especialista em estética, Cecília Muniz, se voluntariou a fazer estes procedimentos. “Eu fiquei muito feliz com o convite, aceitei na hora. Eu sei o quanto é importante levar autoestima para esses pacientes. Faz muito bem para eles e para mim também”, destacou.

A paciente Élida Sousa pediu para fazer sobrancelhas com a aplicação da técnica de hennaA paciente Élida Sousa, de 14 anos, realiza tratamento de longa permanência no Hospital Regional desde os seis meses de vida, por conta de uma neuropatia congênita. E ela decidiu fazer sobrancelhas de henna, que é uma técnica de preenchimento dos fios, pela primeira vez. “Eu achei muito legal, gostei bastante. Eu nunca tinha feito e o resultado valeu muito a pena”.

“Trabalhar a autoestima desse paciente traz muitos benefícios para eles e para o tratamento. A gente vê o quanto o semblante deles muda, como eles sorriem mais depois de uma ação como essa. Eles gostam de ver como ficaram no espelho. E esse é um primeiro passo para uma recuperação mais rápida e efetiva”, ressalta a enfermeira Simone Reis, coordenadora das unidades de internação.

A humanização na assistência prestada aos pacientes faz parte da missão do Instituto Mais Saúde, que assumiu a operacionalização do HRBA no dia 1º de dezembro deste ano.

“Nós queremos que os pacientes tenham o melhor tratamento possível na unidade, e isso também passa por um atendimento humanizado, por um cuidado total com todos eles. Levar esse dia de beleza reforça o nosso compromisso em fazer com que os usuários se sintam bem, estejam mais felizes, o que é muito importante para a recuperação deles. Neste momento de transição, queremos que os pacientes se sintam além de bem assistidos, verdadeiramente cuidados por toda nossa equipe”, afirmou o diretor geral do HRBA, Eder Lúcio de Souza.

Perfil - Localizado no oeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do interior do estado, ofertando 40 especialidades, entre elas, Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva.

O Instituto Social Mais Saúde trabalha nesta transição para garantir que tudo seja realizado de maneira segura, dando continuidade aos serviços disponíveis e aumentando os atendimentos em várias áreas, como cardiologia, endocrinologia, mastologia e pneumologia. 

Texto: Ascom HRBA