Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MELHORIA

Núcleo Interno de Regulamentação do HOL conta com novo quadro de gestão 

Após mudanças, setor oferece maior conforto aos servidores, que passarão a acompanhar os fluxos a partir de um monitor com atualizações diárias 

Por Governo do Pará (SECOM)
20/12/2022 10h51

O Núcleo Interno de Regulamentação (NIR) do Hospital Ophir Loyola (HOL) passou a contar, na última segunda-feira (19), com uma nova estrutura do setor, que agora possui um monitor de gestão de pacientes internos e externos. Além do quadro inovador, as melhorias proporcionadas com a mudança viabilizaram mais conforto e segurança aos servidores. 

O NIR realiza o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e movimentações interna e externa, até a alta hospitalar. Atua também na disponibilização de consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e leitos de internação e estabilização para atendimento de urgência e emergência.

Com ajuda do Lean nas emergências Fase I e II, houve melhora no controle de indicadores, a partir da mensuração mensal do quantitativo de internações por porta de entrada. Segundo a coordenadora, Elielma Amorim, o setor possibilitou a condensação de três portas de entrada: as portas das Cirurgias Eletivas, Urgências e o Sistema Estadual de Regulação (SER).

“Dentro dessas três portas, a gente mensura o tempo de permanência, quantitativo de internação, as filas das cirurgias foram reduzidas, inclusive tem especialidade em ginecologia que não tem mais fila. O paciente termina o ambulatório, faz o pré-operatório e realiza a cirurgia. Sendo assim, é um ganho muito grande para a população e para os pacientes que são acompanhados pelo Ophir Loyola”, ressaltou a coordenadora.

Além disso, o NIR também aborda o quadro de gestão, que é atualizado diariamente com o  quantitativo de leitos, internações e cirurgias de todas as clínicas e Centro de Terapia Intensiva (CTI).

“Hoje nós estamos inaugurando o nosso monitor de gestão e pelas telas dos slides, temos informações sobre os leitos disponíveis dentro e fora das clínicas, além dos fluxogramas, percentual de alta e tempo de permanência. Isso é uma forma transparente de gestão, em que todos que têm acesso ao nosso serviço podem observar”, explicou Elielma.

De acordo com a médica do NIR, Ana Emília, o recurso facilita a monitorização de dados atuais que os servidores terão durante o trabalho. “O tempo real do monitoramento das internações faz com que a gente tenha o controle de tudo que está acontecendo em relação aos pacientes, quem está na fila e quem já recebeu alta, fazendo com que o nosso trabalho flua da melhor maneira com a visualização diária desses dados”, relatou a médica.

Texto: Viviane Nogueira/Ascom Hospital Ophir Loyola