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NGTM inicia a construção da pista de concreto armado dos túneis do BRT Metropolitano

Pista terá 50 centímetros de espessura e levará 500 metros cúbicos de concreto

Por Thais Rezende (NGTM)
20/12/2022 09h28

Uma importante etapa das obras do BRT Metropolitano iniciou na última segunda-feira (19). Equipes do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) executam a construção da pista de concreto armado das chamadas Passagens Inferiores (P.I.s), túneis que permitirão que os ônibus do BRT acessem os terminais de integração sem interferir no trânsito da BR-316. As outras três P.I.s em construção também vão receber o mesmo serviço. 

A “concretagem”, termo utilizado para a colocação do concreto na laje de fundo do espaço subterrâneo, terá 50 cm de espessura ao longo dos 120 metros da P.I. 1, localizada em Ananindeua. O serviço será executado em dois dias, quando serão inseridos, ao todo, mais de 500 metros cúbicos de concreto na pista, por onde futuramente vão trafegar os ônibus do BRT Metropolitano. 

Ruy Klautau de Mendonça é diretor executivo do NGTMSegundo o engenheiro Ruy Klautau, diretor executivo do NGTM, o acabamento da pista será o mesmo das faixas do BRT na BR-316, com ranhuras no pavimento para aumentar a aderência em curva nos pneus dos ônibus. Após a finalização da concretagem, será realizado o acabamento das paredes, teto e depois a sinalização viária dos túneis.

“O mesmo serviço será feito para as outras P.I.s. É uma concretagem robusta, um serviço de qualidade, visando o mínimo de manutenção futura”, detalha o diretor executivo do NGTM.

Passagens de acesso aos terminais - O NGTM está construindo quatro Passagens Inferiores, sendo duas no Terminal de Integração de Ananindeua e duas no Terminal de Integração de Marituba. Os túneis permitirão que os ônibus do BRT acessem os terminais de integração sem interferir no trânsito da BR-316. A construção desses, propriamente ditos túneis, desde a escavação, não interfere na rotina dos usuários da rodovia. Isso porque o NGTM utiliza a metodologia de escavação invertida, que minimiza os transtornos. 

O Terminal de Integração de Marituba fica localizado no km 10 da BR-316, e tem duas plataformas e o prédio administrativo, com a Estação Cidadania; uma das plataformas para circulação dos ônibus alimentadores, que trarão passageiros de Marituba e também do município de Benevides. Já a segunda, será para a circulação dos ônibus troncais, que seguirão em direção a Belém.    

O Terminal de Integração de Ananindeua será o maior deles. O espaço tem três plataformas (blocos), o prédio administrativo, onde funcionará também a bilheteria, lanchonete, bicicletário e a Estação Cidadania; a primeira e a segunda plataformas para atender aos ônibus alimentadores, e a terceira estrutura para receber os ônibus troncais, que levarão os passageiros até São Brás ou até o centro da capital. Este terminal terá alguns acessos pelo viaduto, que está em construção pelo NGTM.