Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO

Fonoaudiólogos têm atuação destacada na assistência hospitalar no HRPM

Atendimento é feito para as gestantes, crianças, adultos e até idosos, especialmente, pacientes em reabilitação alimentar

Por Governo do Pará (SECOM)
19/12/2022 11h26

No mês dedicado às homenagens aos fonoaudiólogos, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, ressalta a importância desses profissionais na assistência hospitalar, que avaliam e reabilitam a função de deglutição e aspectos relacionados à comunicação humana, proporcionando atendimento humanizado e melhor qualidade de vida aos pacientes durante a internação com ampla participação nos casos clínicos e graves.

De acordo com a fonoaudióloga do HRPM, Nayara Amaral Pureza, o atendimento especializado no Regional do Marajó ocorre em todos os setores, entre eles, Clínica Médica, Clínica Obstétrica, Clínica Cirúrgica, Clínica Ortopédica e Clínica Pediátrica, além da UTI neonatal, UTI pediátrica e UTI adulto. “O atendimento é estendido para Urgência e Emergência, no Espaço da Gestante para assistência relacionada ao aleitamento materno. Também tivemos importante atuação no atendimento aos pacientes com a Covid-19, em casos mais graves no qual o hospital foi referência no Pará”. 

Ela ressalta que o atendimento é feito para todos os públicos, desde as gestantes, crianças, adultos e até idosos, especialmente, com a reabilitação alimentar dos pacientes que estão com via de alimentação, para que volte a se alimentar via oral. Para crianças recém-nascidas, a atuação é focada no aleitamento materno para melhorar a mama de leite no peito da mãe, para que essa criança venha a se alimentar bem, e não ter o risco de ter bronco-aspiração.

Internado na Clínica Neonatal há 20 dias, o recém-nascido Kleber de Oliveira, prematuro com 34 semanas e 1.419kg, filho de Elanne Lima de Oliveira, residentes no rio Camarapi, na zona rural do município de Portel, está no momento usando sonda alimentar como via alternativa de alimentação, por isso, necessita do suporte da fonoaudióloga para que possa se alimentar via oral, no seio materno e em livre mamada. “Para que isso aconteça, preciso estimular a sucção não nutritiva e sucção nutritiva, até que ele esteja pronto para sugar no seio materno”, explicou  o fonoaudióloga.

“Aqui é muito bom. Só tenho gratidão”, declara a mãe do bebê.

O HRPM, por meio de sua profissional, realizou 2.783 atendimentos fonoaudiológicos no período de janeiro a novembro de 2022.

O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

O hospital fica localizado na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Maicon Brilhante/Ascom HRPM