Núcleo Curro Velho reúne mais de 200 alunos nos espetáculos do Auto de Natal
Até domingo o público pode conferir o resultado das oficinas ministradas no espaço, vinculado à Fundação Cultural do Pará
Espetáculo Folia dos Navegantes está na programação do Núcleo Curro VelhoO Núcleo Curro Velho, localizado no bairro do Telégrafo, em Belém, iniciou na sexta-feira (16) as apresentações do Auto de Natal. A primeira noite de programação contou com os espetáculos “Folia dos Navegantes” e “Te Conto no Natal”, e o show da cantora Mariza Black.
O evento reuniu mais de 200 alunos, entre crianças e adolescentes que participaram das oficinas de iniciação artística promovidas pelo Núcleo no segundo semestre de 2022. As apresentações, que ocorrem durante três noites, mostram o resultado das oficinas do ciclo natalino e encerram as atividades deste ano.
Jorge Cunha, coordenador de Iniciação Artística do Curro Velho, explicou que o Auto de Natal ocorre todos os anos, e sempre apresenta um tema diferente, com roteiro, trilha sonora e cenário inéditos. Segundo ele, o evento é fundamental para a integração social e cultural dos alunos. “O Auto de Natal é importante à medida que levanta a autoestima da garotada. Tanto que a gente procura trabalhar, dentro da temática, assuntos relacionados às questões sociais, ao comportamento, meio ambiente e espaços que os alunos moram”, informou.
José Maria Bezerra, responsável pelo roteiro e pela direção musical de “Folia dos Navegantes”, contou que a montagem do espetáculo foi desafiadora para a equipe de instrutores e profissionais da instituição. “É um desafio muito grande trabalhar com duzentas crianças e compor para esse corpo todo”, disse José, que compôs todas as músicas do espetáculo e adaptou o roteiro com a diretora teatral Adriana Cruz.
Há sete anos ministrando oficinas de dança no Curro Velho, Jennifer Soares coreografou a apresentação “Te Conto no Natal”. Ela considera essas iniciativas importantes para promover o diálogo com a diversidade, trazendo estilos variados de dança e reunindo artistas da comunidade. “É muito importante fazer esse intercâmbio cultural, reunir a arte no espetáculo, mostrando para esses meninos a potência que eles têm”, destacou.
Os alunos das oficinas brilham no evento de final de anoÉ a primeira vez que o estudante Leandro Santos, 16 anos, participa das oficinas artísticas do Núcleo. Segundo ele, se apresentar no espetáculo “Te Conto no Natal” foi uma experiência motivadora, já que a montagem foi realizada em apenas 12 dias. “Estou muito satisfeito com a nossa entrega. Um espetáculo que tem em média três meses de montagem, ter sido feito em praticamente 10 dias é uma superação”, afirmou.
A programação do Auto de Natal prossegue até domingo (18), oferecendo ao público espetáculos de teatro, dança e técnicas circenses, além de shows de artistas paraenses.
Texto: Kalylle Isse - Ascom/FCP