Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Fundação ParáPaz firma parceria para implantar primeiro polo do 'Entre Elas' no interior

Com vários serviços gratuitos para mulheres vulneráveis, o projeto deve chegar a Santarém Novo em janeiro de 2023

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
17/12/2022 07h55

O “Entre Elas”, projeto executado pela Fundação ParáPaz, amplia seu acolhimento às mulheres por meio de políticas públicas voltadas à garantia de direitos. Na tarde de sexta-feira (16), em Santarém Novo, no Nordeste do Pará, para definir a implantação do Polo “Entre Elas” no município. 

“Será o primeiro polo intersetorial fora da Região Metropolitana de Belém (RMB). É o compromisso do governo que, através da Fundação ParáPaz, quer estar presente nos 144 municípios, trabalhando os eixos de segurança pública, assistência social, emprego e renda, habitação e saúde, porque ‘mulher’ é um conjunto de demandas efetivas”, informou a delegada Claudilene Maia, coordenadora do projeto.Participantes da reunião de trabalho que consolidou a parceria entre governo do Estado e Prefeitura de Santarém Novo

Ela ressaltou que filhos de mulheres vulneráveis, que sofrem os reflexos dessa vulnerabilidade, também poderão ser assistidos e receber todos os benefícios. “Inclusão sem medir limites”, frisou a delegada.

O objetivo é manter um espaço físico para dar suporte constante às mulheres, oferecendo diversos serviços gratuitos e acolhimento psicossocial, em uma sala adequada. As profissionais do “Entre Elas” que atuam em Belém estarão em contato direto, fazendo visitas mensais ao polo, que funcionará no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santarém Novo. “É um projeto-piloto, e a intenção é fazer adaptações para atender da melhor forma a população”, ressaltou Claudilene Maia.

O prefeito de Santarém Novo, Thiago Pimentel, recebeu com entusiasmo a proposta e assegurou que Estado e Prefeitura trabalharão juntos em benefício da comunidade. “Aqui é um município pequeno, que necessita desses serviços. Nossa parceria está consolidada, e que esse projeto avance muito mais”, disse o gestor municipal.

Entre as ações que serão promovidas com a implementação do polo, estão: Capacitação de servidores municipais; emissão de carteira de identidade; atendimento emergencial (feminicídio, tentativa de feminicídio, entre outros casos); cursos de capacitação para mulheres e seus filhos (manicure e pedicure, plástica dos pés, maquiagem básica, empreendedorismo, alfabetização e redação); articulação com secretarias e demais órgãos governamentais – como Sespa (Saúde Pública), Cohab (Habitação), Santa Casa, Sejudh (Justiça e Direitos Humanos), Polícia Civil e Seaster (Assistência Social, Emprego, Trabalho e Renda); fomentar audiências públicas e realizar seminários e parcerias com a iniciativa privada.

Empreendedorismo - O polo vai contar ainda com serviços de capacitação profissional, por meio de parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com a oferta de curso de corte e costura, totalmente gratuito, para que as participantes alcancem independência financeira. 

A previsão é que a carreta móvel do Senai se instale no município a partir de janeiro de 2023, quando o polo deve ser entregue pelo governo, ficando por um período três meses no município promovendo qualificação para até 48 mulheres, durante 160 horas de aprendizado prático. 

“É fundamental que todas as alunas do curso de corte e costura participem da roda de conversa promovida pelo ‘Entre Elas’. “É a 1ª etapa. Conhecer todos os eixos, saber como funciona e que existe um objetivo”, acrescentou Claudilene Maia.