Iasep investe na ampliação da rede credenciada de assistência à saúde do segurado
O Instituto também aumentou a oferta de serviço em ambiente domiciliar aos segurados com doenças crônico-degenerativas e pacientes fora dos hospitais
No decorrer de 2022, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) superou desafios e ampliou sua atuação na assistência prestada aos mais de 200 mil segurados. A assistência à saúde foi reforçada com a publicação de editais para novos credenciamentos de profissionais e unidades hospitalares; ampliação da oferta de atendimentos ambulatoriais e hospitalares nos 144 municípios paraenses, e a atualização cadastral para regularizar pendências. O Iasep continuou assegurando aos segurados atendimento em hospitais privados do Estado em pequena, média e alta complexidade.
Outra medida importante que garante comodidade aos servidores e a manutenção do atendimento ao servidor público do Iasep é o funcionamento do novo prédio do Instituto em Belém, na Avenida Almirante Barroso, nº 256, bairro de São Brás. A nova instalação passou por reformas para abrigar uma sede definitiva do órgão, oferecendo os serviços de Protocolo, Gerência de Cadastro, Coordenação de Assistência Social e da Gerência de Fiscalização e Arrecadação (Gefa).
Já no prédio localizado na Avenida João Paulo II, nº 277, bairro do Marco, foram mantidos os serviços de autorização de exames e cirurgias eletivas, além do Programa de Assistência Domiciliar (AssistLar).
Credenciamento – O Iasep realizou durante o ano três chamadas públicas para renovação e habilitação de contratos, tanto de profissionais quanto de estabelecimentos de saúde, e também contratou serviços para fornecimento de materiais necessários aos procedimentos cirúrgicos, além de renovar os contratos de 127 estabelecimentos de saúde, ampliando sua cobertura com mais 23 credenciados.
O Edital de Credenciamento/Chamada Pública nº 001/2022 visou atender aos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Belém, Breves, Barcarena, Bragança, Capanema, Cametá, Conceição do Araguaia, Igarapé-Açu, Igarapé-Miri, Itaituba, Marabá, Marapanim, Oriximiná, Paragominas, Redenção, Santarém, Santa Izabel do Pará e Santa Maria do Pará.
O Edital de Credenciamento/Chamada Pública nº 002/2022 contemplou os demais municípios, e o Edital de Credenciamento/Chamada Pública nº 003/2022 tratou sobre a contratação de empresas para o fornecimento de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME).
Recadastramento - Em 2022, o Iasep iniciou o processo recadastramento de todos os servidores públicos estaduais e seus dependentes inscritos no plano. A ação iniciou no dia 1º de setembro e foi encerrada em 30 de novembro. O objetivo foi atualizar a base de informações cadastrais dos mais de 200 mil segurados. Durante os três meses de recadastramento, 68% dos servidores realizaram o processo. Houve a necessidade de registrar o CPF de todos os dependentes para garantir a regularidade dos titulares na hora da declaração do Imposto de Renda - uma solicitação da Receita Federal.
O recadastramento esteve disponível em formato on-line, no site do Instituto e presencialmente nas agências do interior do Estado. Os titulares e seus dependentes não recadastrados no prazo estabelecido ainda não terão os atendimentos eletivos suspensos. O Iasep está levantando as pendências e vai divulgar em seu site listas de convocação pública com os nomes dos segurados que não realizaram o recadastramento, além dos nomes de quem realizou, mas apresenta alguma pendência no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou nas certidões dos genitores.
AssistLar - Com o Programa de Assistência Domiciliar (AssistLar), o Iasep registrou em 2022 um aumento na oferta de serviço em ambiente domiciliar aos segurados portadores de doenças crônico-degenerativas e pacientes fora dos hospitais, residentes nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, área de atuação do Programa. Em 2021, foram registrados 621 segurados cadastrados, e em 2022 o número subiu para 720, um aumento de 15%.
O AssistLar dispõe de atendimento com equipe multidisciplinar para serviços em enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, e também curativos. O objetivo é dar brevidade aos atendimentos resolutivos com o suporte necessário para atenção à saúde e manutenção da vida dos segurados em domicílio, o que vem registrando bons resultados.
Servidor efetivo da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e atualmente cedido para a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Rafael Pereira é cadastrado nos serviços de oxigenoterapia, ambulância, nutricionista e fisioterapia. Ele recebeu atendimento em casa, em período regular, entre os meses de julho de 2021 e abril deste ano devido à Covid-19, que lhe deixou 106 dias no hospital, dos quais 60 intubado e em coma induzido.
"Eu ainda estava no hospital quando minha mulher descobriu que eu poderia ter acesso ao serviço. Desde a ida para casa, da ambulância ao atendimento, sempre fui muito bem tratado. Sou muito grato ao Iasep e ao governo do Estado, porque ninguém mediu esforços. O AssistLar teve um papel muito importante na minha recuperação, que ainda está em andamento", relata o usuário.
Assistência - O Iasep se destina ao grupo familiar dos servidores ativos e inativos da administração direta dos poderes do Estado do Pará; de autarquias e fundações; militares ativos e inativos; ocupantes exclusivamente de cargos em comissão e funções temporárias, e seus dependentes, e pensionistas do regime próprio de previdência do Estado do Pará, mediante adesão facultativa dos servidores titulares.
Com abrangência nas 12 Regiões de Integração do Pará, o Instituto oferece assistência ambulatorial incluindo consultas, serviços de apoio diagnóstico, análises clínicas e diagnóstico por imagem dos grupos I, II e III; tratamento sequencial em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional; tratamento sequencial de alto custo - quimioterapia, radioterapia e radium; programas de prevenção e de assistência domiciliar; serviço hospitalar – atendimento de urgência e emergência e internações clínica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, e serviço de remoção em ambulância. O Plano oferece ainda programas de procedimentos adicionais para segurados ortadores de patologias crônicas.