Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Escolas de Benevides e Marituba são premiadas pelos bons índices no Ideb 2021

As unidades da rede pública estadual de ensino conquistaram resultados expressivos na avaliação do Ministério da Educação

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
16/12/2022 19h30

Há várias formas de reconhecer e valorizar um profissional pelo seu desempenho. A 18ª Unidade Seduc na Escola (USE) decidiu certificar 17 unidades pelos bons resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. O evento foi realizado no último dia 07 de dezembro, com a presença dos diretores e vice-diretores escolares, coordenadores pedagógicos, secretários e alunos dos espaços de aprendizagem vinculados à 18ª USE.

Também houve palestra com o coordenador do Censo Escolar da Seduc, Evandro Paiva, e o lançamento da campanha “Foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023”.

O esforço dos profissionais das 17 unidades da USE foi recompensado com as conquistas no IdebOs grandes destaques da noite foram a Escola Estadual Santa Maria Bertilla, em Benevides (município da Região Metropolitana de Belém), 1º lugar geral na modalidade Ensino Fundamental I, com a média 7.0, e a Escola Estadual Dom Aristides Pirovano, em Marituba (também na RMB), 1º lugar geral na modalidade Ensino Médio, com a média 4.5. De acordo com a equipe gestora, o mérito dessas conquistas é fruto de um árduo trabalho por uma educação pública de qualidade.

“Chegamos à conclusão que os nossos resultados positivos são frutos de um trabalho em equipe, pois quando entendemos a importância das avaliações externas como parâmetro de busca, para uma educação de qualidade, e observando os nossos resultados ao longo das edições da então ‘Prova Brasil’, atual Saeb, percebemos que precisávamos de uma mobilização de toda a equipe. Procuramos realizar intervenções em nossa comunidade escolar, traçamos um plano de ação em conjunto, envolvendo toda a equipe da escola e as famílias dos nossos alunos, que são muito parceiras de todas as nossas ações”, ressaltou a diretora da Escola Estadual Santa Maria Bertilla, Alessandra Rossi.

Motivação - Outras unidades também foram condecoradas pelos bons resultados alcançados, dentre elas a Escola Estadual Leão Irineu Delgado, com a média 5.0 (Ensino Fundamental II) e a Escola Estadual Santa Tereza D’Ávila, com a média 3.9 (Ensino Médio). Segundo a gestora da 18ª USE, Maria Mateus Mota, esse evento teve o objetivo de motivar, projetar metas, reconhecer o mérito, o trabalho e a dedicação dos profissionais da educação de cada escola.

“Nesses tempos tão difíceis para a humanidade, em especial para educação pública, eles não mediram esforços e se reinventaram a cada dia para atender seus estudantes, garantindo o direito de aprendizagem. O Projeto ‘Busca Ativa Escolar’ foi uma constante durante o ano letivo de 2021. O nosso principal objetivo é fortalecer a educação pública e torná-la cada vez mais humanizada, reunindo esforços para não deixarmos nenhum aluno para trás”, destacou Maria Mateus Mota.

A 18ª USE é responsável por cuidar de 23 unidades escolares da Seduc nos municípios de Benevides e Marituba. De acordo com o último levantamento, mais de 13 mil estudantes estão matriculados para o ano letivo de 2022, em diversas modalidades de ensino, o que corresponde ao preenchimento de cerca de 90% das vagas oferecidas.

Desempenho - O Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O índice também é um importante condutor de política pública em prol da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A ferramenta serve para acompanhar as metas de qualidade para a educação básica. Para 2022, a meta era alcançar a média 6 – que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao de países desenvolvidos.