Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEZEMBRO VERMELHO

Colaboradores do Abelardo Santos participam de palestra sobre HIV e AIDS

Por Governo do Pará (SECOM)
16/12/2022 18h48

Colaboradores do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, participaram, nesta sexta-feira (16/12), de palestras com foco na conscientização e sensibilização ao combate do HIV e AIDS. A iniciativa, desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) em parceria com o setor de Medicina do Trabalho do HRAS, contempla a programação da campanha ‘Dezembro Vermelho’, que mobiliza na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A programação contou com a presença de representantes do Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas (CASA DIA), de Belém. “Temos como objetivo fomentar reflexões sobre autocuidado entre nossos colaboradores, além de dialogar sobre a importância do papel do profissional da saúde em relação à política de promoção à saúde e ao combate da descriminação do HIV/AIDS. Assim, conseguimos uma assistência assertiva, humanizada e integrada”, é o que explica Jamilly Silva, enfermeira atuante no NEP do HRAS.

Para Camila Cruz, que atua como psicóloga hospitalar no HRAS, trazer o assunto à tona é essencial. “Sabemos que ainda existem muitos tabus e estigmas sobre essa doença. Por isso, nós, profissionais de saúde, devemos estar atentos aos diversos contextos que envolvem o HIV e AIDS, sejam eles sociais, biológicos e psicológico, ratificando o olhar de empatia e solidariedade para uma assistência de qualidade”, ressalta a profissional.

Incentivo – Campanhas de conscientização como o ‘Outubro Rosa’, ‘Novembro Azul’ e ‘Dezembro Vermelho’ têm o intuito de alertar a população sobre os perigos de algumas patologias, além de incentivar a preservação e a busca do diagnóstico precoce. E, entre a comunidade hospitalar, o debate não pode ser diferente. “Levar informações e conhecimento ao nosso profissional de saúde é fundamental para o desempenho de suas atividades diárias, além de servir como alerta e incentivo ao autocuidado”, pondera Jean Cleber, diretor geral do Hospital Abelardo Santos.

Incidência – De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, de 1980 até junho de 2022, foram detectados 1.088.536 casos de Aids, doença crônica que danifica o sistema imunológico e a capacidade do organismo de se defender contra outras infecções, como neurotoxoplasmose, pneumocistose e tuberculose.

A campanha ‘Dezembro Vermelho’ foi criada com o objetivo de trazer um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento do HIV, vírus sexualmente transmissível que afeta o sistema imunológico, mas que se tratado adequadamente não evolui para a Aids.

Atualmente, existem diversas formas de evitar a infecção e a transmissão do HIV, a chamada prevenção combinada.

O HRAS é uma unidade pública, administrada pela Instituição Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

Texto: Ascom/HRAS