Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Festa de Natal leva alegria para crianças e adultos no HC

O evento é realizado há mais de 15 anos e tem como principal objetivo promover alegria e melhora no quadro de saúde dos pequenos pacientes

Por Felipe Gillet (HC)
16/12/2022 17h37

O adolescente Sadraque Danyel Barata, de 14 anos, era uma das pessoas mais ansiosas na manhã de hoje (16), no auditório da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Junto com quase uma centena de crianças, ele, acompanhado de seus familiares aguardava a chegada do Papai Noel e a distribuição dos presentes na Festa da Natal do hospital.

O evento é realizado há mais de 15 anos e tem como principal objetivo promover alegria e melhora no quadro de saúde dos pequenos pacientes. Na festa deste ano, mais de 80 brinquedos foram doados por padrinhos e madrinhas solidárias que adotaram as cartinhas feitas pelas crianças nos últimos dias.

A festa, que foi promovida com o apoio do Voluntariado do HC, em conjunto com o Núcleo de Gestão de Pessoas e Clínica Pediátrica, foi aberta pelo presidente da Fundação, Ricardo Palheta, que desejou boas festas aos presentes, pedindo “que o maior presente seja a saúde de todos”. 

Cordão amarelo - Um número de dança com princesas de contos infantis foi apresentado antes do momento mais aguardado: a chegada do Papai Noel. Nesse momento, a ansiedade do Sadraque já havia feito o adolescente se levantar várias vezes da cadeira para procurar o seu presente, entre os que estavam depositados no palco do auditório. 

Ainda na embalagem, o pedido do adolescente se mostrava como um dos mais inusitados: um berimbau. Enquanto se mexia inquieto na cadeira, ele explicou: “pratico capoeira desde os 12 anos. Já recebi o cordão amarelo”, se referindo à primeira graduação aos praticantes. A mãe de Sadraque, Odenise Silva, informou a urgência do pedido: “o outro berimbau ele praticamente destruiu usando”, garantindo que o filho é um capoerista que leva a sério o esporte. 

Além da festa das crianças, a sexta-feira também foi dia de celebração para pacientes atendidos em outras clínicas do hospital, acompanhantes e servidores.