Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

E-book reúne relatos de teleatendimentos realizados pela Uepa

No e-book são contempladas as experiências de médicos e psicólogos que atuaram no serviço de teleatendimento implantado de forma inédita pela Uepa

Por Monique Hadad (UEPA)
14/12/2022 15h45

A Pró-Reitora de Extensão da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Vera Regina Palácios, lançará na próxima terça-feira (20), às 18h, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o e-book "O Covid-19 e as Ações do Teleatendimento: Relatos de Psicólogos e Médicos do CCBS/Uepa", pela Editora da Uepa (Eduepa). O evento também contará com a palestra do médico, biomédico e doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, David Bichara.

A publicação é organizada por Vera Palácios e tem como orientadores a professora da Uepa, Ana Irene Alves de Oliveira; o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento da Universidade, Carlos José Capela; e o coordenador do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) da instituição, Raimundo Afonso Delgado. O prefácio é assinado pelo professor adjunto e reitor da Uepa entre 2017 e 2021, Rubens Cardoso da Silva, e a apresentação é elaborada pelo médico, pesquisador e virologista do Instituto Evandro Chagas e docente do CCBS da Uepa, Pedro Fernando da Costa Vasconcelos.
 
No e-book são contempladas as experiências de médicos e psicólogos que atuaram no serviço de teleatendimento implantado de forma inédita pela Uepa, durante a pandemia de Covid-19. A ação foi desenvolvida por Vera Palácios, que esteve como diretora do CCBS durante os anos de 2016 e 2020. O objetivo da iniciativa foi dar suporte à população, com atendimento àqueles que buscavam esclarecimentos, informações gerais, aconselhamento médico e psicossocial.
 
“No período em que a Covid-19 surgiu, era difícil filtrar as informações científicas, e eu, como diretora, vi a necessidade de convidar médicos e psicólogos para prestar esse serviço às pessoas. Nós percebemos, logo no início, que além do dano físico, havia também o dano mental como consequência da Covid, pois víamos muitos casos de pessoas com depressão, ansiedade etc. Inicialmente, pensei em fornecer esse atendimento para o público da Uepa, pois os alunos passariam as informações para a família como um todo. Mas, depois, já que o projeto deu certo, o Governo do Estado pediu que fosse ampliado para todo o Pará”, relata Vera Palácios. 
 
Durante cinco meses, 55 médicos e 13 psicólogos da Uepa e externos à instituição participaram do projeto, atendendo ligações telefônicas por meio de celulares disponibilizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Durante todo o período da ação, cerca de 15 mil pessoas foram beneficiadas pelo teleatendimento, que contava com escalas de profissionais. “No início, a minha primeira estatística foi de 48 ligações em apenas duas horas”, conta Vera, que além de ser coordenadora também fazia atendimentos junto aos demais médicos.

De acordo com ela, o teleatendimento fez a diferença na vida das pessoas que buscavam orientações técnico-científicas durante a pandemia. “Esse serviço foi extremamente frutífero. Para vermos como uma simples ação, que é de extensão - pois levou a universidade para fora dos seus muros -, pode dar certo. Isso prova que somente a informação ajuda muito. Quantas pessoas a gente conseguiu salvar, orientando que estava na hora de ir ao hospital ou tranquilizando a pessoa, pois quem estava falando era um médico, que tinha domínio profissional, independente de sua especialidade”, ressalta. 
 
E-book - O sucesso do projeto foi tão grande que Vera Palácios decidiu registrar as experiências relatadas por médicos e psicólogos participantes da ação em um livro. Os depoimentos pessoais, por vezes cheios de emoção, revelam particularidades que facilitam o entendimento e a construção de soluções criativas pelos profissionais, dentro de um contexto pandêmico envolto em angústia, estresse, conflitos pessoais e sociais. 
 
“Criei este e-book para eternizar as experiências, as vivências dos profissionais, pois livros são imortais. Lancei a ideia e os participantes colaboraram espontaneamente. Tive essa iniciativa, pois sentimos falta disso na pandemia de 1918, da qual contamos com poucos registros históricos”, destaca a coordenadora.
 
Serviço
Lançamento do e-book O Covid-19 e as Ações do Teleatendimento: Relatos de Psicólogos e Médicos do CCBS/Uepa. 
Organização: Vera Palácios.
Dia 20/12, às 18h, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado na Trav. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém.