Em Marituba, Usina da Paz Nova União realiza I Jogos Internos com usuários
Em dois dias de competições, os atletas participam de disputas em futsal, vôlei, basquete, judô e natação
Abertura dos Jogos na quadra poliesportiva da UsiPaz Nova UniãoA animação tomou conta da Usina da Paz Nova União, localizada no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, nesta terça-feira (13), no primeiro dia dos Jogos Internos, na quadra poliesportiva do espaço. Familiares e amigos dos atletas que disputaram a modalidade futsal ocuparam a arquibancada torcendo pelas equipes. A programação seguirá até a próxima quinta-feira (15), com disputas de futsal, vôlei, basquete, judô e natação.
“É muito importante essa estimulação, porque essa preparação serve até mesmo para a vida. Ajuda eles entenderem que é importante saber ganhar e perder, e saber como perder, como absorver isso”, disse Rafael Lima, pai de Luiz Rafael, 11 anos, que disputou pela manhã a modalidade futebol de salão.
Rafael Lima também falou sobre a transformação que a UsiPaz vem realizando na vida dos moradores do entorno. “A Usina é um local que veio contribuir muito com a nossa comunidade. Sou filho de Marituba, e sei como era isso aqui antes da Usina. Era muito abandonado. Então, um projeto desse é muito importante para os adolescentes e toda a sociedade. Os serviços que têm aqui, e que eram muito difíceis de conseguirmos, hoje em dia é bem acessível, como tratamento odontológico”, enfatizou.
Ferramenta educacional - O cenário de transformação, de acordo com o coordenador de Esportes do complexo, José Maria Moraes, é um dos objetivos pelos quais a Usina da Paz foi concretizada. “Esses jogos internos têm o intuito de usar o esporte como atrativo educacional, como uma metodologia de ensino, e incentivar a prática da modalidade esportiva. Nós trabalhamos sempre para oferecer o melhor para a comunidade, como uma ferramenta de transformação social, porque esse é um dos objetivos da UsiPaz, mudar positivamente a vida de cada criança e adolescente, procurando sempre usar o esporte como elemento de inclusão social”, disse o coordenador.
Ainda segundo José Moraes, o complexo multifuncional Nova União atende cerca de 1.500 jovens a partir de 5 ano de idade, que fazem alguma das seis modalidades esportivas ofertadas no espaço.
Rosilene Amorim ao lado do filho, Leonardo: evoluçãoAnsiosa na torcida pelo filho estava Rosilene Amorim, mãe de Leonardo, 09 anos, que na estreia dos Jogos Internos marcou quatro gols. Sobre a evolução do filho no esporte, ela disse que “só tenho a agradecer à Usina, ao acolhimento. É uma satisfação muito grande. Quando o Leonardo entrou na UsiPaz, ele não sabia nem que a bola era redonda. Hoje, ele dá show fazendo vários gols. Ele evoluiu muito”.
Para Leonardo, a atividade na UsiPaz não é apenas brincar de bola. A integração também incentiva o menino a querer estar cada vez mais no ambiente da Usina da Paz. “Eu acho bem legal; gosto muito da Usina. Antes dela, eu só brincava de bola dentro de casa. Agora, não. Eu venho pra cá, brinco e ainda faço amigos”, contou.
Serviço: Jogos Internos na UsiPaz Nova União, em Marituba
– Quarta-feira (14) - Competição de vôlei e basquete, a partir de 09 h, na quadra poliesportiva.
– Quinta-feira (15) – Competição de judô e natação, e a premiação dos atletas, a partir de 09 h, nos espaços do dojô, piscina e quadra poliesportiva.