Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM ANANINDEUA

Avenida Ananin começa a receber camadas de asfalto em alguns trechos

Obras representam um investimento de mais de R$ 13 milhões em melhorias no fluxo e mobilidade urbana

Por Dayane Baía (ARCON)
09/12/2022 11h21

As obras da avenida Ananin, em Ananindeua, avançam de forma acelerada e a via começou a receber esta semana as primeiras camadas de asfalto em alguns trechos. As equipes de trabalho atuam em duas frentes: drenagem profunda, que está com 90% de execução; e, a preparação de sub-base, base e imprimação, para receber o asfalto. O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) conduz as obras que representam um investimento de mais de R$ 13 milhões.

“Estamos fazendo a primeira camada do asfalto, com 4 cm, depois vem a camada de rolamento, com mais 4 cm. Esta etapa da obra corresponde a um trecho de 440 metros dos 1.830 de extensão da via. Mais 460 metros de sub-base estão em fase final de compactação”, explica o engenheiro Ruy Mendonça, diretor executivo do NGTM.

Antes de receber o asfalto, a via passa pelo processo de imprimação, uma forma de impermeabilizar o solo, para posteriormente receber o asfalto.

A avenida Ananin será conectada ao novo viaduto da BR que também está em construção. O diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro, afirma que a via tem uma grande importância para a mobilidade da região. “É uma via de interligação da BR-316 com os conjuntos Cidade Nova e Guajará. Além disso, terá acesso ao terminal de integração de Ananindeua, que receberá um grande número de viagens desses conjuntos, evitando que as linhas alimentadoras circulem pela BR”, comenta o diretor.

Para a doméstica Deuza Silva Souza, moradora do entorno da avenida, aos poucos a transformação começa a acontecer. “Era só ponte, não tinha como a gente se locomover. Tenho fé em Deus que vai melhorar, já está ficando bom para o que era antigamente. A gente só faltava cair por cima das pontes”, conta a moradora que já vive há seis anos na área. 

Edson Freitas, trabalhador da construção civil, utiliza a bicicleta como principal meio de transporte para se locomover entre os bairros de Ananindeua. A avenida tem um papel importante para integrar o centro da cidade com localidades como Cidade Nova e Guajará, oferecendo mais uma via de acesso e desafogando a BR-316.

“Já melhorou bastante o acesso, cortando Ananindeua. Para a gente que mora do outro lado do centro, agora tem uma opção mais rápida e mais perto para a Cidade Nova. Antigamente era só o Maguari e Três Corações, agora é mais fácil para chegar no nosso trabalho”, comenta Edson, que está ansioso com a entrega.
 
As equipes iniciaram um esquema de trabalho considerando a mudança de clima, com a chegada das chuvas, nos serviços de terraplenagem. Dessa forma, os trabalhos de base e imprimação são importantes para proteger o solo nessas condições. O trânsito também está fluindo, com interdições eventuais, mas com um dos lados da via livre.

Texto: Com colaboração de Thaís Rezende/NGTM