Seap executa ações de ordenamento e assistência no Complexo Penitenciário de Santa Izabel
A iniciativa integra a operação do Sistema de Segurança que visa garantir maior tranquilidade à população em dezembro, mês de grande movimentação em áreas comerciais
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou na terça-feira (06) e na quarta (07) um conjunto de ações de ordenamento e assistência aos internos de duas casas penais localizadas no Complexo Penitenciário de Santa Izabel: Central de Triagem Metropolitana 3 (CTM3) e Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), ambos na Região Metropolitana de Belém.
As ações fazem parte da Operação “Festas Seguras”, que visa garantir maior tranquilidade à população durante o mês de dezembro. Todos os órgãos da área de segurança pública e equipes de inteligência estão atuando conjuntamente, monitorando áreas com maior risco de ações criminosas, para evitar roubos a caixas eletrônicos, bancos e carros-fortes, e também áreas de maior movimentação comercial.Dezenas de agentes foram mobilizados pela Seap
Serviços de saúde - Além de revistas nas casas penais e transferências de internos, ações na área de saúde, com atendimento aos custodiados, foram realizadas nas duas unidades nestes dois dias. Os apenados passaram por atendimento médico para avaliação básica de saúde, com o monitoramento de outras doenças, como tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e testes rápidos para hepatites e HIV.
O diretor do CTM3, Gledson Trajano, ressaltou que, nos últimos três anos, desde sua criação, a Seap avançou na segurança pública, contribuindo para a redução da criminalidade no Estado. A operação dos últimos dois dias é mais uma iniciativa que contou com a participação de equipes de policiais penais Alfa e Bravo, ambas do CTM3, Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e servidores da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), Diretoria de Execução Criminal (DEC) e Diretoria de Atendimento Biopsicossocial (DAB).
“Desde a criação da Seap, nosso trabalho tem sido desmontar o ‘escritório do crime’ que existia nas unidades. A sociedade pode ter certeza de que nosso trabalho não será interrompido. A Seap hoje é de suma importância para a segurança pública do Estado”, enfatizou o diretor. (Colaboração de Márcio Cruz/Seap).