Pará tem sete nadadores no Campeonato Brasileiro Júnior de Verão
A competição, realizada na cidade do Rio de Janeiro, tem a participação de quatro atletas atendidos pelo Programa Bolsa Talento, do governo do Estado
Sete paraenses já estão na cidade do Rio de Janeiro (RJ) para participar do Campeonato Brasileiro Júnior de Verão – Troféu Júlio de Lamare, realizado no Clube de Regatas Flamengo. Os nadadores têm o incentivo da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Iniciada na terça-feira (06), a competição prossegue até o próximo sábado (10).
Os atletas Estephany Solano, Lucas Gomes, Carlos Henrique e Heitor Moura são atendidos pelo Programa Bolsa Talento, da Seel. Estephany disputará as provas de 100 e 200 metros borboleta, 100 m costas, 100 m livre e 200 m medley. Lucas estará nas provas de 100 metros borboleta e 200 m medley. Carlos Henrique vai disputar as provas de 200 metros costas, 200 m borboleta e 100 m borboleta, enquanto Heitor estará na piscina nas provas de 50 m e 100 m livre, 100 m borboleta e 100 m costas.Quatro dos sete nadadores paraenses que participam da competição nacional
Criado pela Lei 7.119/2008, o Programa Bolsa Talento é uma iniciativa do Governo do Pará destinada a estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico de atletas contemplados em modalidades olímpicas, paralímpicas e amadoras. O programa vem aumentando o número de atletas que representam o Pará em competições regionais, nacionais e internacionais.
Apoio - “É importante esse suporte da Secretaria para que os atletas possam realizar uma excelente competição, e que tragam resultados positivos para o Estado do Pará”, ressaltou Nivan Noronha, secretário de Estado de Esporte e Lazer.
Na disputa do Campeonato Brasileiro estão ainda os nadadores Alan Matos, que disputará a prova de 100 metros costas; Iverson Júnior, nos 100 m e 200 m costas, e Douglas Silva, nos 100 m e 200 m peito, e 50 m e 100 m livre.
“É mais um desafio a ser enfrentado. Estou me preparando para obter bons resultados, e não tem como não pensar em medalhas. Sabemos as dificuldades e desafios, mas sei também que há uma grande possibilidade de trazer a tão almejada medalha”, disse o atleta Douglas Silva.
O Campeonato Brasileiro Júnior de Verão – Troféu Júlio de Lamare é realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e tem a finalidade de desenvolver o intercâmbio desportivo em todo o território nacional, colaborando com a difusão e apuro do nível técnico de alto rendimento da natação brasileira.