Obras avançam no terminal pesqueiro de Maracanã, no nordeste paraense
Construção do mercado de peixe e do trapiche vão trazer desenvolvimento econômico e social, com o escoamento de produção e desenvolvimento do turismo
Construção do mercado de peixe e do trapiche de Maracanã gerou 20 empregos diretos, e vai potencializar o escoamento da produção de pescado localO escoamento de produção de pescado e o desenvolvimento turístico são os principais objetivos da construção do terminal pesqueiro de Maracanã, nordeste paraense, realizada pelo Governo do Pará por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). As obras seguem avançadas no município e devem ser entregues em breve.
O antigo mercado, que era de madeira, não oferecia segurança aos pescadores e demais usuários, mas agora a realidade será outra. "O mercado de peixe e o trapiche de Maracanã são obras importantes para região, pois vão trazer desenvolvimento econômico e social para o município como escoamento de produção e desenvolvimento do turismo local. É o Governo do Pará mudando a vida das pessoas", destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH.
No momento, os operários trabalham na execução da estrutura de madeira da cobertura do mercado de peixe e do trapiche lateral; finalização do assentamento de revestimento cerâmico; instalação do guarda-corpo e painel da fachada de entrada. Estão sendo feitos ainda as instalações hidrossanitárias e trabalhos de urbanização na entrada do mercado, que fica na orla do município.
Muito aguardada pela população local, a construção do mercado de peixe e do trapiche de Maracanã gerou 20 empregos diretos, e vai potencializar o escoamento da produção de pescado local. O local vai contar com 19 boxes para venda de pescado, salas de administração, sistema de combate a incêndio, equipamentos voltados para a atividade pesqueira e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência.
No lado de fora haverá uma passarela de concreto de 80 metros para ligar o mercado de peixe ao trapiche. Localizado na Região de Integração Guamá, o município de Maracanã tem quase 30 mil habitantes, e sua economia gira em torno da pesca e agricultura familiar.