Fapespa e EGPA vão oferecer 20 vagas em mestrado para servidores
Com investimento da Fundação e execução da Escola de Governança, o curso está previsto para ser realizado em 2023 e 2024
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) para a oferta de 20 vagas de mestrado para servidores das duas instituições, com investimento da Fapespa e execução da EGPA. O curso está previsto para 2023 e 2024.
A distribuição das 20 vagas prevê 18 vagas para servidores efetivos da Fapespa e duas para servidores efetivos da EGPA. O valor investido será de R$ 950.241,60.
Escola de Governança amplia os investimentos na qualificação do servidor público do Pará A Fundação e a Escola de Governança possuem interesses mútuos em aprimorar o conhecimento de servidores, a fim de capacitar os profissionais para melhor eficiência na execução dos serviços oferecidos à sociedade.
O programa estabelece a formação humana e cidadã para o trabalho público, enfatizando o desafio de inter-relacionar conhecimentos, saberes científicos e locais, permitindo formar profissionais capazes de pensar a diversidade e a educação de forma interdisciplinar, estimulando o desenvolvimento socioambiental.
Dessa forma, a ação não somente deve contribuir com os aspectos profissionais, mas também contribuir para a formação de conhecimento e perspectivas pessoais, além de desenvolver a motivação e valorização do servidor.
O presidente da Fapespa, Marcel Botelho, afirma que mantém a máxima da gestão estadual de acreditar que o capital humano é a principal força da atual gestão. “Investir na capacitação, em treinamento, nessa pós-graduação dos nossos servidores, certamente trará excelentes resultados, fortalecendo ainda mais a Ciência e a Tecnologia. Porque não é só o fomento, é o acompanhamento, a seleção de bons projetos, é a realização de bons estudos. Essa parceria com a EGPA vai proporcionar ainda mais qualidade para nossos servidores. Tenho grandes expectativas de que teremos muito bons resultados em pouco tempo", garante o gestor público.
A diretora do Instituto de Formação Profissional e Superior da EGPA, Gisele Miranda, destaca a importância da iniciativa, e ressalta que o curso contribuirá para a formação dos servidores na área de gestão de conhecimentos, promovendo impactos positivos para a administração pública estadual.
Visão integrada - "Desde 2021, a Fapespa vem costurando juntamente com a EGPA para que seja executada essa parceria. Serão quatro semestres letivos, com carga horária total de 900 horas de atividades acadêmicas, na modalidade de ensino presencial. O objetivo do curso é qualificar profissionais capazes de analisar uma visão sistêmica e integrada sobre desenvolvimento de pessoas e aprendizagens nas organizações, de diferentes segmentos, capazes de diagnosticar e analisar a produção e transmissão de conhecimentos e saberes para o desenvolvimento socioambiental na Amazônia brasileira", informa Gisele Miranda.
Ela acrescenta que a área de administração pública tem, entre suas características, o constante dinamismo e a necessidade de inovação. “Sob esse prisma, capacitar os servidores para pesquisar, analisar e sistematizar informações, desenvolver trabalhos e encontrar soluções para os problemas atuais em gestão e administração pública é primordial”, finaliza.