Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TESOUROS DA ILHA

Projeto contemplado pela FCP integra 1ª Mostra de Arte em Cerâmica em Colares

Em parceria com a Prefeitura de Colares, o evento faz parte das festividades do Círio de Nossa Senhora do Rosário, que ocorrerá em 11 de dezembro

Por Governo do Pará (SECOM)
06/12/2022 14h06

Peças produzidas pelos participantes do projeto, que integram a mostra "Tesouros da Ilha de Colares"No período de 10 a 16 de dezembro, a partir de 16 h, será realizada a 1ª Mostra de Arte em Cerâmica: Tesouros da Ilha de Colares, na orla do município do nordeste paraense. O evento, executado em parceria com a Prefeitura de Colares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, integra as festividades do Círio de Nossa Senhora do Rosário, que ocorrerá na cidade no próximo domingo (11).

A mostra é gratuita e contará com obras produzidas por artesãos locais e outros moradores da Ilha de Colares, que participaram das oficinas de cerâmica promovidas pelo professor Fernando de Pádua, em outubro. O projeto, vencedor do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, edital da Fundação Cultural do Pará (FCP), tem como objetivo estimular a produção de bens culturais a partir de práticas sustentáveis baseadas na economia comunitária.

As oficinas, realizadas na Secretaria Municipal de Cultura, reuniram quase 20 alunos, e priorizaram saberes práticos, além de beneficiamento da argila, identificação de pontos para coleta de matéria prima e os processos de limpeza, modelagem, polimento e queima.Oficina de cerâmica promovida pelo professor Fernando de Pádua

De acordo com o criador da Mostra, Fernando de Pádua, o projeto também estimulou a Secretaria de Cultura a realizar uma feira de artesanato, no mesmo período, que agora fará parte do calendário oficial do município durante as festividades do Círio de Colares.

Serviço: 1ª Mostra de Arte em Cerâmica: Tesouros da Ilha de Colares. De 10 a 16/12, as 16 h, na orla do município de Colares, Rua do Rosário, Centro.

Texto: Kalylle Isse - Ascom/FCP