Centro de Governo apresenta sua estrutura para comunidade de Juruti
O Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas realizou na noite desta segunda-feira (11), no município de Juruti, na região do Baixo Amazonas, um encontro com representantes do governo local - Prefeitura e Câmara de Vereadores - setor produtivo, sindicatos e demais representantes da sociedade civil para apresentar a nova estrutura administrativa do Estado, baseada na Governança Pública Compartilhada.
A Governança é um dos pilares desse novo processo. O secretário regional de Governo, Olavo das Neves, informou que o Centro de Governo é uma estrutura que depende do envolvimento de todos os entes.
Para o prefeito de Juruti, Henrique Costa (PT), uma secretaria, autônoma e independente, sinaliza para fomentar o debate regional. "E que a gente possa construir políticas de desenvolvimento regional, a partir do que é peculiar com os municípios. Nós temos uma ferramenta importante, inovadora, que está sendo iniciada e que foi criada por força de lei", argumenta o gestor de Juruti.
O presidente da Associação Comercial de Juruti, Vibarto Hidaka, acredita que é de fundamental importância a presença de um Centro de Governo, principalmente no que diz respeito a questões fazendárias para o setor produtivo. "Hoje, no nosso município, temos um problema em relação à sede da Sefa [Secretaria de Estado da Fazenda], por conta da concorrência desleal de pessoas que comercializam produtos sem nota fiscal e sem recolher impostos. Nessa parte, a gente solicita apoio do Centro para tentar resolver essa situação", expõe o presidente da instituição.
Estiveram presentes os coordenadores de todas as áreas: Irene Escher (Educação); Zuíla Wanghon (Assistência Social); Osmarina Pires (Saúde); Gustavo Hamoy (Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção); Gilberto Aguiar (Segurança) e Rodrigo Branco (Infraestrutura e Logística).