Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR promove 'Data Querida' no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Ação do Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares garante uma rede de apoio aos cuidadores de pessoas que exigem atenção especial

Por Governo do Pará (SECOM)
03/12/2022 18h10

Crianças e adultos se divertiram na 2º edição da "Data Querida" com ações como o passeio no Jardim SensorialA manhã deste sábado (3), Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foi marcado por muita diversão e interação junto aos usuários, familiares/acompanhantes do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém. A programação inclusiva teve como promoção a 2º edição da ação "Data Querida", que promoveu palestra, jogos inclusivos de futebol, basquete e “Amarelinha”, passeio no Jardim Sensorial, banho de mangueira e apresentação de danças em cadeira de rodas.

Tudo isso para ressaltar a importância da acessibilidade, garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência, além de assegurar os direitos em todos os âmbitos. O encontro se iniciou com um delicioso café da manhã seguido de uma palestra para os pacientes e acompanhantes, no auditório, com a temática: “A importância da rede de apoio para usuários reabilitando”, ministrada pela  psicóloga Clínica e de Reabilitação, Nilza Cabral. “Trouxemos uma reflexão tratando o que é a rede de apoio e o papel da família nesse processo, tanto em relação às terapias, como parte ativa, além de uma formação pessoal desse usuário reabilitando”.  

Ayrton Pessoa (de camisa branca) realiza o sonho de fazer educação física no Centro Integrado de Inclusão (CIIR) Inclusão profissional – Todos os dias, o CIIR busca eliminar as barreiras impostas pela vida às PcDs, trabalhando a inclusão. A realidade vem à tona com a história de vida do educador físico, Ayrton Pessoa, que, de usuário, passou a ser atualmente, um dos colaboradores do Centro Integrado. “Desde a sua inauguração, o Centro mantém uma proposta de cuidado aos usuários, de qualquer limitação, em um só local. Isso me cativou e logo busquei atendimento, e até hoje, faço parte deste universo inclusivo com muito orgulho. O CIIIR tem um acolhimento nunca visto antes no Pará com promoção em saúde exclusiva às PcDs”. 

Segundo o professor de educação física, desde quando chegou para ser usuário, traçou metas, entre elas, fazer parte da equipe da instituição. “Assim que entrei na graduação, tive a oportunidade de ser reabilitando. Fiquei encantado com o espaço proporcionado pelo Governo do Pará, e projetei trabalhar aqui, em qualquer função, mesmo que não fosse a minha formação. Tudo deu certo e estou atuando na minha área e dentro do CIIR”, comemora.  

Data Querida - A ação desenvolvida pelo Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, desde fevereiro deste ano, foca no cuidado centrado na pessoa, uma prática em que o usuário atendido e seus familiares participam das decisões que envolvem a saúde integral, desta maneira, o atendimento passou a considerar as preferências, o bem-estar, o contexto social e cultural dos reabilitandos atendidos.

Diante da perspectiva, o projeto inclusivo tem um ponto importante que visa sensibilizar a rede de apoio dos usuários, uma vez que, em sua grande maioria, a responsabilidade gira em torno apenas de uma pessoa, normalmente de mulheres mães, o que pode levar ao estresse físico e emocional.  

É o caso da moradora do município de  Uruará, distante mais de 1.000 Km de Belém,  a dona de casa, Carolina Carvalho, de 31 anos, participou do evento deste sábado, junto com os dois filhos que são reabilitando, os irmãos, Rômulo, de 6 anos, e Gael, 2 anos.   

“Muito importante esse suporte, essa rede de apoio em saúde do CIIR para nós mães, que vivemos sempre sobrecarregadas com as tarefas do dia a dia. É uma atenção redobrada e exclusiva aos meus dois filhos. Além deles, tenho um filho de 10 anos, mas ele não tem limitações e me ajuda a cuidar dos irmãos”, ressaltou a mãe dos pequenos usuários.   

Carolina conta que passou a morar em Belém em função do desgaste das viagens, semanalmente, que realizava com as crianças. “Deixei a minha cidade por conta da distância. São quase 24 horas dentro do ônibus e, praticamente, de dois em dois dias, tenho que vir ao CIIR para ambos realizarem o tratamento. Estou morando com os três filhos até o Gael e o Rômulo receberem alta. Me viro como posso, com ajuda de vizinhos e trabalho autônomo”.   

Segundo o gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Leisson Pinheiro, o “Data Querida” surgiu com o propósito de criar estratégias para o maior engajamento entre usuários, familiares e o CIIR com o intuito de  promover uma melhor relação e comunicação, “além de contribuir para o desenvolvimento de mudanças significativas no ambiente do Centro", pontuou.  

A comemoração do Dia Internacional das PcDs contou também com a participação da diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, que não escondeu sua satisfação pela presença de usuários e acompanhantes no evento promovido, carinhosamente, para todos eles. “Hoje está sendo um dia muito feliz para nossa unidade, pois a 2° edição do evento  ‘Data Querida’ acontece no dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Precisamos destacar a importância de que este dia, seja realmente, dedicado a celebrar a luta das PcD´s, em todos os âmbitos. Como profissionais de saúde, devemos conscientizar e promover a mudança em nossa sociedade na busca da conscientização sobre a inserção das PcD´s  em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural”, ressaltou a gestora que estava acompanhada da diretora Assistencial, a enfermeira, Maria do Carmo. 

Rejane destacou ainda que este evento representa a voz criada, por meio do Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, para escutar as demandas e deliberar, juntamente, com nossos usuários. “Trata-se de uma mudança cultural, o que não acontece do dia para  noite!”. 

Dados - De janeiro a outubro deste ano, a equipe multiprofissional do CIIR garantiu 291.904 atendimentos realizados, entre eles, o Ambulatorial, exames gerais, no Centro Especializado de Odontologia (CEO II), reabilitação, Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (NATEA), e na Oficina Ortopédica. 

Em todo o Estado, aproximadamente 25% das pessoas têm algum tipo de deficiência, segundo as estatísticas do censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Referência na assistência de média e alta complexidades às Pessoas com Deficiência (PcD), física, auditiva, visual e intelectual, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), celebra  a data com oferta de atendimento de qualidade, seguro e humanizado. 

Reconhecimento internacional – O Data Querida é uma ação inovadora em saúde pública, que conquistou reconhecimento internacional no mês de novembro, nos Estados Unidos, na “Conferência Internacional Planetree 2022 Sobre os Cuidados Centrados na Pessoa”. Até momento, o CIIR é o único a desenvolver tal ação com este perfil, voltado a usuários assistidos por Centros de Reabilitações, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

A iniciativa do serviço em saúde do CIIR parte da premissa do programa acelerador Planetree Brasil, uma certificação de reconhecimento internacional representada pelo hospital Albert Einstein, de São Paulo.  

Estrutura- O Centro é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado, conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg). 

Serviço- O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 

Texto de Pallmer Barros / Ascom CIIR