Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Jean Bitar transforma a rotina de acompanhantes de pacientes de longa permanência

Em Belém, equipe multiprofissional da unidade hospitalar desenvolve o projeto de acolhimento 'Cuidando de quem cuida'

Por Vera Rojas (HEMOPA)
02/12/2022 14h30

Profissionais de saúde do Hospital Jean Bitar em conversa com acompanhantes de usuários, de longa permanência na unidadeUm novo projeto de humanização do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, vem sendo desenvolvido com foco no acolhimento voltado para os acompanhantes de usuários, de longa permanência na unidade hospitalar, contribui para a qualidade da internação. Trata-se do projeto “Cuidando de quem cuida”, elaborado pela equipe multiprofissional do hospital pautado na Política Nacional de Humanização (PNH), que oferece apoio a familiares e acompanhantes de pacientes.

A ação é conduzida pela Coordenação de Enfermagem das Unidades de Internação. Segundo o titular do setor, o enfermeiro Lourival Netto, a iniciativa quer proporcionar acolhimento, suporte e orientações para  familiares e acompanhantes e prestar uma assistência mais próxima.

O profissional detalhou que a execução do projeto acontece com dois grupos de assistência: o Grupo Terapêutico e o Grupo de Orientação. A primeira proposta é realizada pelo psicólogo Clínico, Ícaro Pereira e pela colega de trabalho, a assistente social, Rosana Gonçalves. O psicólogo esclarece que essa ação promove um espaço de diálogo coletivo, visando oferecer amparo emocional aos participantes. “Esse formato de intervenção facilita a partilha de sentimentos e experiências do cuidador em ambiente hospitalar, visando mitigar sofrimentos relacionados às vivências com os pacientes”. Este grupo reúne nas manhãs de sexta-feira, com encontros quinzenais.

Já o Grupo de Orientação, conduzido pelo enfermeiro Lourival Neto e pela  assistente social, Priscila Oliveira, que é supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), oferece um canal de comunicação entre a Assistência e os familiares/acompanhantes com repasse de orientações sobre o funcionamento da instituição, entre elas, normas, rotinas, direitos e deveres. O grupo reúne nas tardes de quarta-feira, de forma quinzenal.

A dona de casa, Adriana do Socorro Schusterschitz Pinheiro, 57, residente no Distrito de Icoaraci, em Belém, foi umas das primeiras integrantes desse projeto que vem mudando a vida de quem tem a rotina nas Clínicas de Internação do HJB, há 20 dias, ao acompanhar seu ex-marido e hoje amigo, que está internado para tratamento de diabetes descompensada. “Ele é meu ex-marido e não vou deixá-lo sozinho, pois ele não tem familiares na cidade. Essa é uma amizade verdadeira e de coração”, explicou essa relação para ressaltar a gratidão por participar do projeto “Cuidando de quem cuida”, que atualmente, é o único momento de pausa em sua rotina de cuidados que vivencia há 20 dias no HJB.

“A ação é muito boa e importante porque o compartilhamento humano é muito lindo. É muito bom cuidar do próximo. Achei maravilhoso. Houve vezes que desabafei, coloquei para fora tudo que eu precisava. Isso me fez muito bem, inclusive, espiritualmente. Senti uma paz dentro de mim, antes desse projeto, parecia que estava toda travada. Só tenho gratidão pela equipe que torna meus dias mais leves. Obrigada”.

Para o coordenador de Enfermagem das Unidades de Internação, as reuniões, mesmo recentes, já vêm impactando positivamente no público alvo do projeto.  “Quando os acompanhantes relatam suas vivências, ficam mais tranquilos. Temos um caso de paciente que tinha uma audiência trabalhista para realizar, porém, estava em internação e durante as reuniões do grupo de orientação, a acompanhante repassou a preocupação de faltar no compromisso por estar internada. Ao tomar conhecimento da situação foi disponibilizado um espaço reservado com internet e silêncio para realização da audiência. Deu tudo certo e ganhamos gratidão dessa acompanhante”.

O diretor Executivo do Jean Bitar, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, comemora mais uma ação de humanização que vem colaborando para o bem estar emocional de acompanhantes de pacientes ao abrir diálogo e repassar informações gerais sobre a gestão. “Esta aproximação entre a instituição e seus usuários só fortalece os vínculos de confiança entre as duas partes. Parabenizo nossas equipes pela iniciativa humana e de responsabilidade social”.

Serviço: O HJB é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Hospital fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal.