Mais de 4.000 estudantes realizam prova do "Forma Pará" neste domingo (04)
Programa oferta 460 vagas em 10 municípios em cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Instituto Federal do Pará (IFPA)
Direito/Ufopa em Almeirim, Administração/IFPA, em Oriximiná, Engenharia Ambiental e Sanitária, em Vigia, estão entre os cursos mais concorridos pelo ProgramaMais de 4.100 estudantes realizam a prova do processo seletivo especial do Forma Pará no próximo domingo (4). Desta vez o programa oferta 460 vagas em dez municípios em cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Instituto Federal do Pará (IFPA). O curso mais concorrido foi Direito/Ufopa em Almeirim, com 15 candidatos por vaga, seguido de Administração/IFPA, em Oriximiná, com 14 por vaga, e Engenharia Ambiental e Sanitária, em Vigia, que registra 12 candidatos concorrendo a cada uma das vagas.
O "Forma Pará" é um programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que leva cursos de nível superior aos municípios paraenses em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) e prefeituras municipais. O processo seletivo é realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
O certame ocorre das 9h às 13h em todos os municípios simultaneamente. Os portões para acesso aos locais de prova serão abertos às 8h. Os candidatos devem apresentar o documento original de identidade impresso, na forma definida em edital, devendo ser o mesmo que foi registrado no ato da inscrição. A prova será composta por 35 questões de múltipla escolha e uma redação.
Estudantes que tenham cursado pelo menos um dos anos, ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município em que o curso está sendo ofertado, ou que resida naquele município há pelo menos um ano, a contar da data de publicação dos editais, têm um bônus de 10% na nota da prova objetiva.
A titular da Sectet, Edilza Fontes, ressalta que a realização do referido prosel conclui a universalização do "Forma Pará", o que significa levar pelo menos um curso de nível superior a cada um dos 144 municípios paraenses. “Em quatro anos de existência, o programa 'Forma Pará' já ofertou quase 10 mil vagas para os estudantes de todo o estado. Isso é mais que o dobro da meta inicial que previa 4 mil vagas. Dessa forma, o Governo do Estado já investiu mais R$ 242 milhões em cursos de graduação, só por meio desse programa”, revela.
Confira os cursos e os municípios onde ocorrerão as provas:
IFPA
Abaetetuba – Gestão Ambiental – 40 vagas
Belterra – Engenharia Civil – 50 vagas
Ipixuna do Pará - Engenharia Ambiental e Sanitária – 40 vagas
Irituia – Educação do Campo – 50 vagas
Prainha – Agronomia – 50 vagas
Terra Alta – Gestão Hospitalar – 50 vagas
Vigia – Engenharia Ambiental e Sanitária – 40 vagas
Ufopa
Almeirim – Direito – 50 vagas
Novo Progresso – Direito – 50 vagas
Oriximiná – Administração – 40 vagas
Serviço: Os cartões de inscrição onde constam os locais de prova de cada candidato estão disponíveis em www.portalfadesp.org.br
Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)