Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Usina da Paz Cabanagem, em Belém, promove lançamento do livro de contos de terror e curta-metragem

O evento contou com a presença dos estudantes da Escola Santana Marques que foram prestigiar os jovens escritores, e também alunos da escola, do livro “Nem te Conto’s”

Por Governo do Pará (SECOM)
30/11/2022 17h44

Na tarde desta quarta-feira (30), foi realizado no teatro da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, o lançamento do livro de contos de terror e curtas-metragens, chamado “Nem Te Conto’s”, um projeto idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). 

A obra foi produzida pelos alunos da Escola Estadual Professora Santana Marques, com orientação da professora e organizadora do projeto, Roseni Sales. “O projeto foi realizado pelos próprios alunos que, durante o mês de novembro, nós trabalhamos a escrita, o design do livro, além da linguagem audiovisual”, acrescentou a educadora. 

Além disso, o projeto visa auxiliar os alunos que estão integrados ao Novo Ensino Médio. A vice-diretora da escola, Sheila Veiga, explicou a importância do projeto. “Essa proposta pretende trabalhar a parte de linguagem e suas tecnologias, já que a maioria dos alunos tem muita dificuldade nessa área. Então, ver eles incentivados a escrever, já auxilia na preparação para o Enem, por exemplo". 

Estudante Rafel Lobato produziu os curtas-metragens do projetoO estudante Rafael Lobato, do 1º ano, que dirigiu e editou os dois curtas-metragens, intitulados Ouça 1 e Ouça 2, exibidos no evento, explicou que o processo criativo da produção audiovisual serviu para melhorar a rotina de estudos. “Por conta das aulas estarem sendo muito repetitivas, usar um pouco da prática, desse processo do audiovisual, ajudou a aflorar nossa criatividade e despertar dons que a gente nem conhecia”, explicou o aluno. 

Já a aluna Ester Alves, autora do conto “Olhos Azuis” e atriz no curta-metragem estava presente no evento e estava bastante feliz com o lançamento. “Me inspirei nos autores que a UsiPaz trouxe no mês passado e me senti incentivada”, contou.

No final do mês passado, os autores paraenses Walcyr Monteiro e Preto Michel Monteiro, estiveram presente na Contação de Histórias de Terror, que fez parte da programação de Halloween, promovida pela Usina. 

Exemplares do livro Nem te Conto’sA Coordenadora Geral da UsiPaz Cabanagem, Ivanilda Vieira, falou da importância do evento para a comunidade local. “Essa atividade incentivou os alunos do bairro a quererem escrever mais, pois os autores paraenses deram várias dicas de como produzir histórias criativas e hoje estão aqui, sendo prestigiados pelos seus esforços”, acrescentou Ivanilda.