Saúde do homem é tema de rodas de conversa no CHC, em Capanema
Além de discutir temas importantes à saúde integral masculina, profissionais reforçaram a necessidade da realização de exames
Enfermeiro conduz roda de conversa com usuários do HRPCO Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), em Capanema, nordeste paraense, formado pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Policlínica e Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), realizou neste mês de novembro uma série de ações de educação em saúde voltado aos usuários da unidade, com rodas de conversas abordando a saúde do homem em alusão à campanha “Novembro Azul”.
Entre os temas abordados “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, conduzido.pelo enfermeiro Rafael Inácio e “Alimentação que previne câncer de próstata”, debatido pelo nutricionista Marcos Donald, que discutiram a importância da prevenção para ser ter uma vida mais saudável.
Jonas Oliveira é paciente e avaliou como importante a iniciativa do Hospital “Esse tipo de informação é sempre importante passar, estimulando o homem a buscar mais os serviços de saúde para que problemas graves possam ser controlados ou contornados, mostrando também com dados e gráficos que discriminem qual o papel dele no processo de cuidado.” disse o enfermeiro.
O usuário Jonas Oliveira, 30 anos, autônomo, do município de Quatipuru, estava aguardando para fazer exame de colonoscopia, devido algumas complicações em sua saúde. Ele disse que apesar de todo o cuidado que tem com a saúde, algumas complicações podem aparecer.
“Mesmo fazendo exames de rotina e da última vez não ter descoberto nada, depois de um tempo passei mal devido alguns sangramentos internos e o médico me recomendou fazer uma colonoscopia e endoscopia para ver o que tenho. Não é só fazer os exames de rotina, mas estar sempre atentos aos sinais que o nosso corpo pode demostrar e procurar logo um médico”.
Usuários na recepção participam de roda de conversaAlguns exames podem ser realizados no Complexo Hospitalar, que ajudam a detectar o câncer de próstata. De janeiro até novembro foram realizados 494 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é usado, principalmente, para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, além de 4.109 exames de ultrassonografia.
Serviço: O Complexo Hospitalar é composto por órgãos do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. As unidades hospitalares atendem usuários 100% SUS, na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051.
Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HRPC