Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Imprensa Oficial organiza programação especial de cuidados com a saúde feminina e masculina

Por Julie Rocha (IOE)
26/11/2022 17h05

Os cuidados com a saúde feminina e masculina foram tema de uma programação especial do programa + Atitude, alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul, na manhã desta sexta-feira (25), na sede da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa). O ponto alto da ação foi a palestra do enfermeiro Adams Brunno Silva, do Instituto de Nefrologia e Transplante Renal do Ophir Loyola, que alertou sobre os tipos de câncer com maior incidência no Brasil, além de tirar muitas dúvidas dos servidores sobre prevenção e tratamento.

Segundo ele, o câncer de mama é a primeira causa de morte em todas as regiões do Brasil e faz vítimas todos os anos. A estimativa é de 66.280 novos casos em 2022, com incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. “Quando a gente fala em Outubro Rosa, o câncer de mama é o que tem mais incidência no Brasil. Já o câncer de colo de útero está no topo da lista na região Norte. Então, podemos dizer que a incidência desses dois tipos de câncer são muito altas no Brasil”, informou.

Já em relação à campanha Novembro Azul, é importante alertar que o câncer de próstata está entre os três tipos de câncer que mais matam e é também o mais incidente entre os homens. “Por isso é necessário trabalhar a informação e a prevenção, pois quando a gente trabalha na atenção secundária (hospitalar) e terciária (reabilitação), estágios mais críticos, temos um maior índice de mortalidade e de morbidades associadas”, explicou ele.

Durante a palestra, Adams Silva interagiu com os servidores e tirou muitas dúvidas sobre os três tipos de câncer e como fazer a prevenção, além de citar os fatores de risco que podem estar associados à doença. Segundo ele, é importante trabalhar esse processo informativo nas escolas, unidades de saúde e nos locais de trabalho.

Para ele, ações como essa da Ioepa fazen com que as pessoas realmente procurem serviço de saúde. “Já é de praxe as mulheres fazerem os exames rotineiros, mas nem tanto por questões culturais, o medo faz com os homens não procurem muito o serviço de saúde para fazerem os exames do relacionados ao câncer de próstata”, complementou.

+ Atitude - Com o slogan “O laço que nos une é a vida”, a programação especial do programa + Atitude, da Ioepa, também contou com ações de limpeza de pele, do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, da Unama; verificação de pressão arterial e medição de glicemia com a enfermeira Nazaré Mendes, além de vendas de artesanato com artesãs da economia criativa da Seaster (Secretaria de Estado, de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda), café da manhã, distribuição de brindes, apresentação de carimbó e música ao vivo.

A responsável pela programação, a gerente administrativa da Ioepa, Carla Dinelli, explica que a ação é muito importante para todos os servidores. “Temos em nosso quadro tanto servidores que estão há mais tempo e novos profissionais e manter ações dessa natureza em que se pode trabalhar a saúde e a qualidade de vida, em casa e no ambiente de trabalho, é fundamental”.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Aroldo Carneiro, a ação alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul está entre as ações de valorização e cuidados com o servidor e também com os usuários dos serviços ofertados pela Ioepa. “É uma atividade que visa conscientizar e prevenir sobre o câncer da próstata e também orientar sobre a saúde da mulher. Para isso contamos com parcerias muito importantes, como Seaster, Sespa, Ophir Loyola e Unama”, disse ele.