Sefa fiscaliza lojas no período da Black Friday
Auditores fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), lotados na unidade fazendária regional de Tucuruí, sudeste paraense, iniciaram no dia 25/11uma fiscalização presencial nas lojas do comércio daquela cidade. As visitas estão sendo feitas no período de crescimento das vendas por causa do período de black friday e final de ano, e devem prosseguir até dezembro em outros municípios daquela região, informou o coordenador da unidade, Romulo Sousa.
Serão visitados cerca de 30 estabelecimentos comerciais. Numa das lojas foram aprendidas 900 capas de celular e 1.350 películas para telefone. “As mercadorias somam mais de R$ 30 mil e não tinham procedência comprovada por meio de documento fiscal. Também localizamos documentos não fiscais que iriam ser descartados e iniciamos a conferência de estoques”, informou o coordenador.
Durante a fiscalização foram encontrados, ainda, dezenas de celulares à venda sem notas de entradas no estabelecimento e um equipamento de emissão de documento não fiscal, simulando a emissão de nota fiscal.
Foram lavrados quatro Termos de Apreensão e Depósito (TADs), dois Termos de Verificação de Estoques e 12 Ordens de serviço para apurar indícios de omissão de receita. “A fiscalização visa alertar os comerciantes sobre a necessidade de emitir a nota fiscal nas compras”, resumiu.
Já na unidade da Sefa em Marabá, esta semana, os servidores iniciaram visitas aos estabelecimentos comerciais nas cidades de Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins. “Realizamos verificação “in loco” sobre estabelecimentos e continuaremos com esta ação nas cidades da nossa regional”, informou o coordenador Sandro Borsatto.