Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO

Semas promove oficina de ecobijuterias para grupo de mulheres em Parauapebas

Atividade incentiva a criação artesanal de pulseiras, colares, brincos e outros adereços a partir do reaproveitamento de páginas de revistas e papéis de embalagens de perfumes, sabonetes e outros itens

Por Aline Saavedra (SECOM)
24/11/2022 09h17

Geração de renda aliada a benefícios sociais é um dos objetivos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ao promover a oficina de bijuterias na Usina da Paz (Usipaz), no município de Parauapebas, direcionada a moradores do sudeste do Pará. A oficina de ecobijuterias, realizada na última quarta-feira (23), teve como público-alvo um grupo de mulheres, entre 15 a 48 anos, que participaram da atividade. 

O treinamento para a produção de ecobijuterias, ministrado pela equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas é uma atividade ambiental sustentável e socioeconômica que incentiva a criação artesanal de pulseiras, colares, brincos e outros adereços a partir do reaproveitamento de páginas de revistas e papéis de embalagens de perfumes, sabonetes e outros, que seriam descartados inadequadamente no meio ambiente.

A bióloga Fernanda Cunha, que ministrou a formação, explica que são sempre muito bem recebidas pelo público em qualquer lugar onde desenvolvem as atividades.

“As alunas aprendem uma prática manual e ficam muito entusiasmadas com o resultado, com as pulseiras que elas mesmas fazem. Também ganham informações sobre a reutilização de resíduos, os benefícios financeiros que isso pode trazer para elas, além de ficarem satisfeitas em saber que podem contribuir com a conservação do meio ambiente. Enquanto ensinamos para as alunas e fazemos as ecobijus com elas, estamos conversando e criando laços com essas mulheres, o que é muito terapêutico, e a aula fica muito agradável. Elas mesmas dizem isso no fim da nossa atividade. E para nós, também, é muito prazeroso”, conclui. A equipe que ministra a oficina de ecobijuterias também é formada por outras técnicas em gestão do meio ambiente, a engenheira agrônoma Tanice Aguiar e a pedagoga Adriele Barbosa.

Aluna da Oficina, Maria das Neves, 43 anos, considera que a importância da iniciativa está na aquisição de conhecimentos. "Eu não sabia como fazer bijuterias com material reciclado. Achei muito interessante para que outras pessoas se interessem pelo curso. Moramos em um bairro de favela, de comunidade, e tem muitas pessoas, crianças e adolescentes, que trouxeram para cá, para ajudar nossas crianças, para fazer o curso e também esporte e lazer que podem ser feitos aqui neste lugar (Usipaz)". 

"Eu cheguei hoje bastante estressada, mas aqui a gente se distrai, aprende. Gostei muito do atendimento e que a equipe da Semas possa voltar mais vezes para ajudar outras mulheres, também jovens e adolescentes, que possam desenvolver esse trabalho que é muito bom e criativo. O aprendizado é o mais importante de tudo", reconhece a participante Angra Maria dos Santos, 36 anos.

Resíduos - Uma oficina de Reaproveitamento de Resíduos Domésticos e Geração de Renda também está sendo realizada na Usipaz Parauapebas, pela equipe da Semas, desde a última segunda-feira (22), com encerramento na próxima sexta-feira (25). Esse evento fornece orientações para reutilização, por exemplo, de óleo de cozinha usado, para fabricação de sabão caseiro; para a produção de adubos, em composteiras, a partir de cascas de frutas, talos de verduras e outros materiais orgânicos; e ainda construção de coletores seletivos de resíduos sólidos.