Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPONSABILIDADE SOCIAL

Servidores da Junta Comercial do Pará participam de palestra sobre Novembro Azul

Iniciativa ocorreu de forma presencial, e, pelo canal da Jucepa no YouTube, voltada a servidores para conscientizar sobre o câncer de próstata

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
23/11/2022 12h36

Mesa-redonda sobre o 'Novembro Azul' na Jucepa envolveu servidores sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstataA Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), com a participação da Secretária de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e do Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região (CRP-10), promoveu, nesta quarta-feira (23) uma Mesa-redonda sobre a Campanha “Novembro Azul”. A ação realizada, de forma presencial, e, pelo canal da Jucepa no YouTube, se dirigiu a servidores da Jucepa e ao público, em geral, tendo como principal finalidade conscientizar a todos sobre o câncer de próstata.

“Acho importante proporcionar aos nossos servidores uma palestra sobre Novembro Azul, já que, em geral, nota-se que a maioria da população masculina tem certo receio ou resistência em procurar atendimento médico, o que os deixam mais vulneráveis a qualquer doença que necessite de prevenção, a fim de minimizar os efeitos colaterais do próprio tratamento. Isso devido à falta do autocuidado e por não buscarem um serviço de saúde rotineiramente como fazem as mulheres”, salientou a presidente Cilene Sabino.

Foram abordados conceitos associados à doença e sintomas, como também as maneiras de prevenir um diagnóstico positivo. Conforme a Sespa, a próstata é uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, e durante seu funcionamento algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando, então, o surgimento de um tumor.

A psicóloga, coordenadora estadual da Atenção Oncológica, Patrícia Santos, afirmou que esse câncer, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e muitas vezes indolor, porém, alguns diagnósticos podem apresentar um avanço rápido, se espalhando para outros órgãos e podendo causar, inclusive, a morte.

“Em seu estágio inicial, geralmente não provoca sintomas, enquanto casos avançados podem causar fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria), presença de sangue na urina ou no sêmen, dores no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés e disfunção erétil”, finaliza Patricia.

Odontólogo e técnico da Saúde do Homem da Sespa, Andrei Porpino, alertou sobre as formas de prevenção do câncer de próstata, é recomendado que os homens adotem hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol, além de praticar regularmente atividades físicas.

Vicky Cordeiro, conselheira e secretária do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região PA/AP, comentou na live sobre o acolhimento destinado a pessoas trans, travestis, pessoas não binárias e homem cis, para que os mesmo façam parte do grupo de risco do câncer de próstata, alertou também que a falta de capacitação de profissionais de saúde é um empecilho para a realização de exames e acompanhamentos médicos. Assim, para que a campanha seja mais inclusiva é preciso que o setor de saúde tenha um olhar direcionado à saúde desta população.

"Infelizmente, no imaginário coletivo, a saúde da população trans e homens cis diz respeito apenas às questões que envolvem à sexualidade. Como se não pudéssemos ter câncer de próstata, câncer de mama e câncer de útero. Essa população é invisível diante dessas questões pelo preconceito que ainda nos reduzem’, declarou Vicky.

Encontro foi conduzido pela presidente da Jucepa, Cilene Sabino, e pelos palestrantes Patrícia Santos Martins, e Andrei Porpino e Vicky Cordeiro, conselheira do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região Pará e Amapá.

Novembro Azul

A Campanha “Novembro Azul” acontece mundialmente durante todo o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros e as maiores vítimas são homens com idade a partir de 50 anos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, estimam-se 68.220 novos casos positivos para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.