Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE DO PM

PASPM inicia novo ciclo de atendimentos em Tucuruí

Por Governo do Pará (SECOM)
22/11/2022 14h23

Começou na manhã desta segunda-feira (21) mais uma edição do Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar, o PASPM. Dessa vez, os militares lotados nos municípios de Breu Branco e Tucuruí, bem como seus dependentes, vão poder usufruir de todos os atendimentos oferecidos pela equipe multidisciplinar.
 
Sob a coordenação da major Rute Campos, supervisora operacional do programa, uma equipe formada por médico, fisioterapeuta, assistente social, dentistas, enfermeiros, educadores físicos, psicólogo e capelão estão promovendo atendimentos e levando assistência à saúde física, psicossocial e religiosa dos militares do 13º Batalhão e do Comando de Policiamento Regional IV (CPR IV). 
 
Cabo Antônio CostaA carreta itinerante do programa, entregue pelo Governo do Estado, foi estacionada dentro do complexo do 13º Batalhão, no município de Tucuruí, para receber os militares e seus dependentes. Com consultórios modernos e equipados, o espaço climatizado garante maior conforto durante a realização dos atendimentos. 
 
Acompanharam o primeiro dia de atendimentos o comandante do CPR IV, Coronel Jonildo Teixeira, e o comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Cézar Magno. Este aproveitou para usurfruir dos atendimentos e, na oportunidade, o Oficial descobriu uma leve alteração na pressão. Durante a consulta médica, ele logo recebeu os devidos encaminhamentos e as orientações do médico para normalizar sua saúde.
 
“Por essa razão que o programa é de fundamental importância. A Polícia Militar se preocupar com os Comandos Operacionais Intermediários do Interior é de grande valia”, comentou o tenente-coronel Cézar Magno.
 
O cabo Antônio Costa, de 54 anos, entrou nas fileiras da Corporação em 1993 e serviu a PM por cerca de 11 anos, pois em 2004 o militar precisou ser reformado após um acidente grave que afetou o movimento das pernas. Hoje, o policial vive com o suporte de uma cadeira de rodas.

O militar aproveitou os atendimentos médico e odontológico, e aprovou a acessibilidade da carreta, destacando que subiu sozinho pela rampa de entrada. Para ele, o projeto veio em boa hora. “Essa ação é excelente, nós militares daqui estávamos precisando muito desse olhar do comando da corporação”, disse.

O PASPM está oferecendo também serviços relacionados ao Centro de Veteranos e Pensionistas (CVP), Fundo de Saúde (Funsau) e Fundo de Assistência Social (FasPM). A subseção de identificação está realizando ainda a emissão da carteira de identidade de militares da região.

Texto: Matheus Soares - SD PM