Seap marcará presença na Feira Pará Negócios 2022, em Belém
Evento será vitrine para projetos sociais da Secretaria que atendem tanto a internos quanto a egressos do sistema penal em busca de reinserção no mercado de trabalho
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) marcará presença na 9ª edição da feira Pará Negócios 2022, que será realizada no Hangar Centro de Convenções, em Belém, entre os dias 3 e 4 de dezembro desse ano. A participação visa estimular o empreendedorismo, estreitar as relações e gerar oportunidades entre empresários, fornecedores e consumidores finais, agregando empresas e profissionais.
A Seap fará parte da programação demonstrando a reinserção social de forma geral, com uma equipe no estande do Governo do Estado, junto a outros órgãos e entidades estaduais.
O objetivo é apresentar todas as possibilidades da reinserção com foco na prospecção de negócios que possam utilizar a mão-de obra dos apenados, gerando renda para os internos que já participam de algum projeto dentro da Secretaria.
Dentro desse contexto, o projeto "Escritório Social" terá um papel importante no evento, já que é responsável por todas as formalizações de parcerias que a feira pode gerar para os egressos do sistema penitenciário, que precisam desse suporte no que diz respeito à empregabilidade, após o retorno ao convívio social. “Os egressos têm a necessidade de conseguir um emprego, então (a feira) é um local que pode oportunizar a articulação de parcerias para oferta de trabalho e renda para eles”, explica Gerson Santos, assessor de projetos da Seap.
Outro ponto que a Secretaria pretende investir é a Zona Econômica de Produções e Serviços no Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará. O projeto foi criado a partir da Lei Estadual nº 9.569/2022, e permite a criação de uma área de produção com a absorção de mão-de-obra prisional, além de uma série de benefícios fiscais feitos a partir da parceria com a Prefeitura de Santa Izabel, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) entre outros órgãos.
A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres custodiadas e referência no empreendedorismo feminino, foi convidada pela Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA) para a feira, e terá seus produtos expostos.
Para Santos, o evento é uma oportunidade de mostrar ao público que a Seap cumpre com a sua missão institucional. “Nós trabalhamos a custódia humanizada sustentada em princípios, normativas, e legislações que garantam direito a essas pessoas, mas que possibilite também as suas transformações por meio do trabalho, da educação e da geração de renda também”, afirma.
Texto: Yasmin Cavalcante/NCS SEAP